Kingo Labs
Aranhas venenosas
Início » Ciência » Aranhas venenosas: conheça as espécies mais perigosas!

Aranhas venenosas: conheça as espécies mais perigosas!

Tem gente que morre de medo das aranhas e não suporta ver uma pessoalmente. Existem aranhas que não possuem veneno, mas algumas delas carregam verdadeiras armas mortais. Qual é a aranha que tem o veneno mais forte do Brasil? E do mundo? Se você quer saber estas e outras curiosidades sobre o assunto, é só conferir a seguir.

Aranhas venenosas

Pesquisadores estimam que existem cerca de 40 mil espécies de aranhas espalhadas por todo o mundo. Com tantos tipos muitas vezes fica difícil para diferenciá-las. Os dois países que possuem mais espécies são Brasil e Austrália, assim como contam com as mais venenosas. Alguns destes animais possuem venenos tão fortes quanto o de cobras.

Aranhas mais venenosas do Brasil

Aranha-de-Jardim (Lycosa erythrognatha)

A Aranha-de-Jardim pode ser chamada ainda de aranha-de-grama ou aranha-lobo. Como o nome já leva a crer, pode ser encontrada em gramados de residências. É grande, podendo chegar a 5 centímetros de comprimento. Sua coloração é marrom-clara, contando ainda com um desenho parecido com uma seta no abdômen. Seu veneno pode causar dor irritante, parecida com queimaduras.

Viúva-Negra (Latrodectus mactans)

A Viúva-Negra é uma das arranhas mais famosas do mundo, inclusive sendo nome de personagem da Marvel. Essa espécie pode ser encontrada no Brasil e em outros países da América, principalmente nas regiões próximas da costa. É fácil de ser reconhecida, devido a sua cor escura a ao abdômen vermelho.

As fêmeas são de três até quatro vezes maiores do que os machos, e matam eles depois do acasalamento, isso acontece geralmente quando ele invade a teia da fêmea ou quando elas estão com fome. Além disso, o veneno pode causar dor ardente e inchaço na região atingida.

Aranha-marrom (Loxosceles)

Essa é outra aranha que vive no Brasil e tem o veneno bastante poderoso. Elas podem ser encontradas em regiões de clima quente, em diversos lugares do planeta. A sua picada traz uma dor imensa e deve ser tratada rapidamente ou poderá trazer problemas graves para a saúde da vítima. Embora não sejam de atacar, são as responsáveis pela maioria dos casos de problemas com aranhas no país.

Armadeira (Phoneutria)

A Armadeira é considerada a aranha mais venenosa do Brasil. É possível encontrar um exemplar dela em qualquer parte do território brasileiro. Seu veneno é quase 20 vezes mais poderoso do que o da Viúva-Negra, se atingir a corrente sanguínea. Quem for picado pode ter problemas respiratórios e até asfixia completa.

A mordida da aranha Armadeira poderá deixar uma dor terrível na região atingida. Nos homens, a picada poderá levar a uma ereção com durabilidade de 4h. O comportamento desse tipo de inseto é perigoso, já que muitas vezes se escondem dentro de botas ou pilhas de roupas. Assim que veem uma pessoa, partem para cima.

Aranhas mais venenosas do mundo

Aranhas-de-pés-pretos (Cheiracanthium inclusum)

Se comparada com as aranhas que virão a seguir neste ranking, a Aranhas-de-pés-pretos faz cócegas. Dificilmente alguém irá morrer ou ter problemas mais graves caso seja picado por uma delas. Chama atenção devido a quantidade de veneno que pode atingir a vítima. São encontradas somente no sul dos Estados Unidos.

Tarântulas-Ornamentais (Poecilotheria regalis)

A Tarântulas-Ornamentais pode viver em regiões de calor elevado, principalmente perto dos trópicos. A maioria das tarântulas são consideradas calmas e não possuem veneno, por outro lado, a mordida é bem forte e pode causar muitos problemas para a vítima. Já foram registrados casos de pessoas que acabaram indo para o estado de coma após esse tipo de encontro.

Aranhas-chinesas (Traditional Cache)

Essas aranhas estão entre as maiores do mundo, podendo medir até 10 centímetros. São conhecidas também como aranhas-de-pássaros, tamanho o estrago que podem fazer. O veneno é forte e pode ser liberado em grandes quantidades, causando problema para pequenos mamíferos e crianças que podem acabar mortos. São encontradas apenas no Sul da Ásia.

Aranhas-de-ratos (Missulena)

Essa é uma das tantas espécies venenosas que só podem ser encontradas na Austrália. As fêmeas possuem pelo preto e contam com presas vermelhas, facilitando a sua identificação. Não são animais agressivos e atacam somente quando se sentem ameaçadas, mesmo assim alguns casos já foram registrados. Algumas vítimas dão mais sorte do que outras, já que nem sempre sai veneno em suas mordidas.

Aranhas-Reclusas (Loxosceles reclusa)

Esse tipo de aranha pode ser encontrado no sul dos Estados Unidos e no oeste da América do Sul. Suas presas são pequenas, dificultando a penetração do veneno, embora ele seja bastante poderoso. Dessa forma elas atacam mais animais de pequeno porte, que acabam virando suas vítimas.

Aranhas-das-costas-vermelhas (Latrodectus hasseltii)

Essa aranha é parecida com a Viúva-Negra, mas só podem ser encontradas no território australiano. Mais de 15 pessoas morreram por meio de picadas deste inseto, até que foram desenvolvidos medicamentos para combater o veneno. Pode provocar tonturas, fortes dores de cabeça, tremores, vômitos e outros problemas sérios. O corpo das fêmeas tem 1 centímetro, enquanto o dos machos pode chegar a 4.

Aranhas-teias-de-funil (Atrax robustus)

As presas desse animal podem medir até 2 centímetros. Vivem na Austrália e carregam um forte veneno, que está entre os mais fortes do planeta. Quem for picado por este bicho poderá ficar com graves sequelas, então é preciso que o antídoto seja aplicado rapidamente na vítima. O veneno das fêmeas é menos potente do que o dos machos.

Aranhas-de-areia (Sicarius spp)

Elas costumam viver em locais pouco habitados, como os desertos encontrados na África e na Ásia. Seu veneno é muito forte e uma péssima informação para as vítimas: não possui antidoto. As picadas podem causar necrose do tecido cutâneo e sangramentos que podem ser fatais.

Líderes

As Armadeiras são as aranhas mais poderosas do mundo quando a questão é veneno, como já citado anteriormente, elas podem ser encontradas em diversos pontos do Brasil. A segunda posição é ocupada por outra espécie que vive em nosso país, a aranha-marrom. Deu para ver que estamos bem servidos quando o assunto são aranhas.