Kingo Labs
Aranha Golias
Início » Ciência » Aranha Golias: saiba mais sobre o animal

Aranha Golias: saiba mais sobre o animal

Tem gente que morre de medo de aranhas, não importa o tamanho, só avistam uma e saem correndo ou gritando. A Aranha Golias é uma das maiores deste reino, medindo cerca de 30º. Esse tipo de animal pode ser encontrado em algumas regiões do Brasil e também em outros países. Quer saber mais sobre essa gigante das florestas? Continue lendo e saiba mais.

Quem é a Aranha Golias?

Conhecida popularmente como Aranha Golias, esse tipo de animal pode ser chamado também de aranha-golias-comedora-de-pássaros ou tarântula-golias. Ela é da espécie caranguejeira, sendo considerada a maior aranha do mundo em massa corporal. Porém, quando a questão é a envergadura, perde o posto de número 1 para a heteropoda máxima ou aranha-caçadora-gigante.

Veja também – Curiosidades sobre Abelhas

Como o nome já leva a crer, Golias foi um sujeito tido como gigante, já a aranha mede incríveis 28 cm, podendo passar dos 30 cm em idade adulta. Tem ainda como característica os pelos urticantes, que podem ser lançados em direção a suas presas, causando uma série de problemas, principalmente de níveis respiratórios. Ela pode pesar até 170 gramas em idade adulta.

Onde pode ser encontrada a Aranha Golias?

A Aranha Golias é uma espécie que pode ser encontrada facilmente no Brasil, mais especificamente na Floresta Amazônica, mais ao norte. Também existem exemplares deste animal em países como Guiana, Suriname e Venezuela, que ficam próximos da Amazônia e possuem climas semelhantes. Geralmente pode ser encontrada em áreas pantanosas ou alagadas, pode se adaptar a locais com temperaturas entre 21 ºC e 42 ºC.

Alimentação da Aranha Golias

Ela é chamada de comedora de pássaros já que realmente come estes animais voadores, também se alimenta de roedores, répteis e anfíbios. Essa espécie de aranha é conhecida por subir em árvores e atacar o ninho dos pássaros, comendo os filhotes ou mesmo os ovos. Normalmente não atacam vertebrados adultos, mas essa não é uma regra geral. Outra característica da Aranha Golias é o modo de canibalismo, onde duelam e a perdedora vira alimento da outra.

Aranha Golias é venenosa?

Sim, essa caranguejeira possui um poderoso veneno, mas não consegue levar um homem a morte. A dor de sua picada é semelhante à de uma vespa ou a dor sentida quando a mão é furada por um prego. É uma espécie muito agressiva e costuma atacar quem chega perto.

Garras da Aranha Golias

A Aranha Golias é um dos insetos mais grandes que existem na natureza, podendo chegar facilmente aos 30 cm, sua imponência não para por aí. Ela conta com garras bem afiadas que podem medir até 5 cm, sempre preparadas para auxiliar durante o ataque contra uma presa ou para trabalhar no sistema de defesa contra predadores.

O som da Aranha Golias

São raras as aranhas que conseguem emitir sons, principalmente que possam ser captados pelo ouvido humano sem nenhum tipo de equipamento. Especialistas destacam que ela é capaz de produzir um baralho semelhante ao produzido pelos cavalos quando batem com as patas no chão, esse som acontece enquanto ela se desloca, proporcionado pela grossura de suas garras, porém, é mais baixo do que o dos cavalos.

Aranha Golias – Sintomas do veneno

Quem for atacado por uma Aranha Golias poderá ter a pele perfurada facilmente, já que ela conta com poderosas garras. O ser humano poderá ficar com irritação nas vias respiratórias, apresentar náuseas, transpiração forte e muita dor onde foi picado. Diferente dos humanos, esse veneno é mortal para outros bichos, já que atinge o sistema nervoso central.

Aranha Golias avisa o ataque

Esse tipo de animal conta com um sistema natural no seu abdômen, que emite um som de alerta para quem estiver perto. Na maioria das vezes elas só atacam as pessoas quando se sentem ameaçadas. São poucas aranhas que avisam antes de atacarem, possibilitando que a pessoas consiga se afastar, não sendo mordida pela Aranha Golias.

Quando a Aranha Golias foi encontrada?

Uma das primeiras descrições da Aranha Golias vem do século XIX, por meio de uma gravura feita pela naturalista Maria Sibylla Merian. Ela representou diversos insetos, principalmente aranhas e formigas, com destaque para a Aranha Golias, comendo um pequeno beija-flor. Essas gravuras eram feitas em cobre e chamaram bastante atenção na época, devido aos detalhes trazidos.

Quanto tempo vive a Aranha Golias?

Assim como com os humanos, a expectativa de vida das fêmeas é maior no mundo animal. A Aranha Golias fêmea pode viver nada menos do que 25 anos, um tempo bem grande para um bicho de pequeno porte. Enquanto isso, a expectativa de vida dos machos varia entre três e seis anos, morrendo logo após o acasalamento.

Pássaros não são os preferidos

Embora muitas vezes seja associada a uma predadora de pássaros, esse não é o alimento favorito da Aranha Golias. Elas preferem comer animais que já estejam pelo chão, como minhocas e rãs. Os dentes podem medir 2 cm, facilitando o ataque contra mamíferos de pequeno porte.

Hábitos noturnos

Aranha Golias

A Aranha Golias é uma espécie que tem hábitos noturnos, passando a maior parte do seu tempo dentro de tocas que produz. Essa tendência acontece para evitar as altas temperaturas encontradas durante o dia, já que no seu habitat natural costuma fazer em média 28 ºC. Caçar durante a noite é uma boa, já que a maioria das presas está descuidada.

Quem é Piotr Naskrecki?

Piotr Naskrecki é um entomologista e fotógrafo do Museu de Zoologia Comparativa da Universidade de Harvard que encontrou uma delas enquanto fazia uma caminha noturna pela América do Sul. Segundo ele, esse tipo de animal pode pesar o mesmo tanto que um cachorro filhote, chegou até mesmo a confundir com um gambá, percebendo somente quando estava bem perto.

A aranha não ficou muito feliz com a presença de Naskrecki, preparou o ataque de pelos e lançou, fazendo o cientista ficar com os olhos coçando por um longo tempo, a Aranha Golias encontrada ainda tentou lhe espetar. Ele é um especialista no assunto e trabalha com pesquisas do tipo há 15 anos, mesmo assim só viu a espécie três vezes.