No ano de 1970, viviam em um pequeno apartamento, uma mãe com sua filha que era estudante de enfermagem chamada Donna. As duas estavam tranquilas em seu apartamento, e como a mãe tinha muita afeição pela e eram unidas, um dia ela resolveu a presentear comprando uma boneca com o nome de colecionador e que era vendida numa loja de objetos usados, ou seja, essa boneca não era nova de fábrica e já carregava uma história antes de ser comercializada.
Então, para simbolizar todo o carinho de mãe para filha, Donna ganhou de sua mãe a boneca que guardara com todo amor e atenção necessária numa menina feita de pano.
Conheça a história
Com todo o cuidado possível, Donna sempre deixava a boneca em seu quarto, em cima da cama mesmo, porém os dias se passaram e Donna percebeu algo muito estranho que acontecia com aquela boneca.
Donna gostava de trazer sua amiga Angie para ficar juntas na casa, e Angie ajudou Donna a notar uma diferença na boneca que tanto chamava a atenção, é que cada vez que elas se distanciavam da boneca por instantes ao deixar o quarto de Donna, a boneca se mudava para outro canto do cômodo, sempre em lugares diferentes e posições diferentes, e a medida que o tempo foi passando, a boneca mudava não só de dentro do cômodo, mas também para outros cômodos da casa.
Logo, elas perceberam que aquilo não era normal numa boneca de pano, e começaram a desconfiar que aquela boneca não era apenas uma simples boneca, mas que ela poderia estar sendo influenciada por algum espírito a se locomover nos espaços da casa.
Foi então que as amigas decidiram chamar um médium que elas conheciam para ajudar a tentar desmistificar uma possível obsessão presente na boneca. O médium foi até o apartamento e na sessão que fizeram, descobriram o espirito de Annabelle dentro da boneca, uma garotinha que morava há muitos anos antes de Donna e sua mãe se mudarem, e que mal sabiam da tragédia de Annabelle que faleceu naquele apartamento.
Espiritismo e tensão: espírito de Annabelle
Segundo o médium, Annabelle estaria contente em reencontrar sua antiga moradia em vida, e ainda ganhar uma “nova família” com irmã, mãe e amiga. Por sua vez, Donna correspondeu à suposta alegria da presença da boneca, permitindo sua estadia por mais tempo no apartamento. Então, resolveram que a boneca continuasse morando junto à família.
Lou, um amigo delas que costumava visitar o apartamento, também viu a boneca Annabelle. Na visita, Donna e Angie contaram o que havia acontecido com a boneca e a descoberta das manifestações espirituais nela. Porém, Lou era incrédulo e teve que literalmente ver e sentir na pele para acreditar o que ela podia fazer.
Numa tarde, Lou estava tranquilo deitado no sofá da sala do apartamento, tirando um breve cochilo, quando de repente começou a sensação estranha de que algo estava subindo em suas pernas enquanto estava no sono.
Era Annabelle que estava se escalando em Lou para alcançar o seu pescoço e chegando lá, começasse a estrangulá-lo, o sufocando. O jovem acordou e se deparou ofegante e com o pescoço apertado, e ao abrir a sua camisa viu arranhões no corpo.
Atordoadas com o fato ocorrido, as garotas tomaram uma atitude e resolveram combater o espírito mal de Annabelle chamando o padre Hegan, conhecido delas que também ficou sem entender o porquê da situação fugir de controle e resolveu chamar seu superior, o padre Cooke, experiente em exorcismos e, mesmo sabendo tratar casos dessa natureza, o padre Cooke percebeu se tratar de uma grande força maligna que a boneca carregava, e que não se tratava de espíritos humanos e sim, de demônios que manipulavam todas as ações de Annabelle.
Annabelle: caos e tensão
O padre Cooke tinha o contato de um casal de demonólogos, Ed e Lorraine Warren que também foram ao apartamento e pediram para que se cumprisse o exorcismo na boneca e no apartamento, feito todo o trabalho de exorcizar os demônios, o casal pediu que levasse a boneca embora, pois eles tinham o maior controle e dar segurança aos moradores do apartamento.
Ed e Lorraine levaram a boneca para Monroe, um distrito de Connecticut onde ela seria estudada e guardada no museu próximo, que já estudava fenômenos sobrenaturais, mas a volta para casa ainda não seria tranquila. No carro em que estava o casal e a boneca Annabelle, começaram a ocorrer falhas nos freios e na direção, além do carro derrapar nas curvas, quase provocando um acidente fatal.
Ed parou o carro, foi até o banco de trás onde colocou sentada Annabelle, e jogou uma grande quantidade de água para que acalmasse os ânimos da boneca que se manifestava e tentava atrapalhar a chegada em casa.
Depois de tantos impedimentos, o casal finalmente retornou ao lar, que abrigava perto o museu, e guardou Annabelle para estudar as manifestações que pudessem surgir. Passando os dias na casa de Ed e Lorraine, Annabelle continua se movimentando nos cômodos, abrindo os seus braços, e até levitando na casa. Preocupado, Ed procura o padre Jason Bradford que aplicou um método questionado de exorcismo por Ed, o padre a pegava e desdenhava da boneca ao falar que “ele era apenas uma boneca e não podia machucar ninguém” a jogando longe, quando Ed logo interviu e disse que não era a melhor coisa para se dizer a boneca.
Eis que uma hora após a saída do Padre da casa dos Warren, ele liga a Lorraine informando que se envolveu num acidente onde os freios do seu carro pararam de funcionar bruscamente no cruzamento de uma avenida movimentada, comose fosse um sinal de resposta da boneca.
Annabelle guardada para sempre
Foi então que Ed resolveu a guardar numa caixa de vidro, no museu do ocultismo que abrigava ao lado de sua residência.
O museu do ocultismo em Connecticut, nos Estados Unidos, abriga um acervo de obras relacionadas ao mundo sobrenatural, dentre a famosa boneca que assombrou lugares onde passou. Um casal quis visitar o museu atraído pela história de Annabelle, e ao ouvir a história da boneca por Ed, o rapaz não acreditou e bateu no vidro na caixa de vidro, desafiando a fazer algo com ele para provar a capacidade da boneca, Ed o expulsou dali e soube depois que o rapaz bateu a cabeça num acidente de moto e morreu, a namorada ficou hospitalizada e não se lembra de mais nada após acordar do hospital.
Annabelle ainda está no museu, e recebe a visita de um padre duas vezes por semana, Ed faleceu e Lorraine segue a cuidar do lugar que abriga a história da boneca assombrada.