Kingo Labs
Lilith (esposa do Adão antes de Eva)
Início » Sobrenatural » Lilith: a esposa do Adão antes de Eva?

Lilith: a esposa do Adão antes de Eva?

Adão e Eva formaram o primeiro casal do mundo e ajudaram a povoar o Planeta Terra. Essa é a versão oficial da história, aquela que aprendemos quando somos pequenos. Mas, uma teoria aponta que antes disso Adão teria tido outra esposa, conhecida por Lilith. Como surgiu essa história? Quem é Lilith? Ela é citada na bíblia? Confira a resposta desta e de outras perguntas a seguir.

Quem é Lilith?

Lilith foi uma deusa adorada por povos antigos que viviam na região da Mesopotâmia e da Babilônia. Ela estava ligada a eventos naturais como tempestades e ventos fortes. Para os judeus, Lilith era um demônio noturno, já no islamismo acreditam que ela teria sido a primeira esposa de Adão, conforme algumas passagens citadas na bíblia.

Adão e Eva

Conforme citado na Bíblia, Adão foi o primeiro homem criado por Deus, e Eva a primeira mulher. A maioria das pessoas acreditam que sua esposa sempre foi Eva, mas uma teoria quer provar o contrário. Os primeiros filhos foram Caim e Abel, gerando também o primeiro assassinato do mundo. Depois nasceu Sete e muitas outras crianças. Adão teria vivido nada menos do que 930 anos.

Antes, Eva foi criada a partir de uma costela de seu marido, para lhe fazer companhia. Eva teria recebido da serpente uma fruta da árvore proibida, levando os dois a serem expulsos do Jardim do Éden. Ela é tratada como uma representação da mulher pelo cristianismo, uma vez que dividiu o fruto com o seu marido.

Lilith foi criada antes de Eva?

Alguns historiadores defendem que a primeira mulher criada por Deus não foi Eva, e sim Lilith. Porém, ela não teria aceitado ser submissa ao seu marido e fugiu. Deus teria mandado três anjos para buscá-la, mesmo assim não aceitou. A partir de então o criador decidiu atender o pedido de Adão e dar lhe outra mulher.

Um trecho do texto de Gênesis 2:23 diz que “e disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada”. Seria uma prova pelo fato de Adão ter utilizado as palavras “esta afinal, é osso dos meus ossos”, enquanto Lilith não teria sido criada desta forma.

Adão e Eva eram iguais?

Em Gênesis 2:20 Adão se deparou com a criação da mulher, percebendo então que ela era uma pessoa igual ele e diferente dos outros animais. Então Adão teria percebido que esta seria o seu par. Não existem menções claras em Gêneses de que ele teve outra esposa antes. É bom lembra que verão significa homem e varoa mulher com estilo rústico, semelhante ao do homem.

Lilith é mencionada em Gênesis?

Não. Durante este capítulo da bíblia não existe nenhum tipo de menção relativa ao nome de Lilith. Também não é citado como teria sido a sua criação por parte de Deus. A maioria dos textos sobre ela aparecem nos livros apócrifos, que não são reconhecidos como informações passadas por Deus. Existem citações ainda em outras culturas, como na islâmica.

O nome de Lilith aparece na bíblia?

Em Isaías 34:14 é utilizada a palavra hebraica “liyliyth”. Algumas traduções apontam o termo significando animais noturnos, criaturas noturnas ou mesmo fantasmas. É impossível afirmar que ele teria se referido a uma antiga esposa de Adão antes de Eva. O texto é o seguinte: “As feras do deserto se encontrarão com as hienas, e os sátiros clamarão uns para os outros; fantasmas ali pousarão e acharão para si lugar de repouso”, onde é possível identificar que ele fala sobre animais e não pessoas.

Deus teria demorado para criar Eva

Adão é o primeiro personagem a aparecer na bíblia. Em Gênesis 1:27 um trecho diz que “Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher”. Mas, existe uma contradição em Gênesis 2:18: “O Senhor Deus disse: Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada”. Ora, se já havia sido citado anteriormente que existiam homens e mulheres, o que isso representa?

Segundo as escrituras, demorou mais ainda para que Deus criasse Eva a partir de uma das costelas de Adão. Foi somente no versículo 22. “E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem”. Essa demora entre a primeira citação e a última leva a crer que teria havido outra criação neste meio.

Por que Lilith não aparece na bíblia?

De acordo com o autor do livro “Lilith, A Lua Negra”, Roberto Sicuteri, existiu uma modificação na bíblia sacerdotal em relação a bíblia javista. Neste momento as partes que citavam Lilith foram removidas. Esse tipo de mudança pode ser percebido no estilo das mensagens passadas pelo antigo testamento, essas diferenças são conhecidas por javista ou eloísta. Até hoje esses textos não foram achados.

Lilith no judaísmo

Alguns antigos rabinos sugeriram que a primeira mulher citada na bíblia na verdade não era Eva e sim Lilith. Acontece que no judaísmo antigo existiam duas narrativas diferentes em relação a criação do homem. Na primeira delas os dois teriam sido criados ao mesmo tempo, enquanto na segunda a mulher teria sido criada depois do homem.

Lilith era uma serpente?

Por vezes Lilith foi representada como a serpente mágica que ofereceu a fruta do pecado para Eva. Diversas pinturas, principalmente da época medieval trouxeram este referencial. Também pode ser associada a outras culturas, como na mitologia grega, onde é citada como a guardiã das portas do inferno e na mesopotâmica, tida como um demônio, logo poderia ser uma serpente.

Lilith na tradição hebraica

Alguns afirmam que antigos textos hebraicos falam sobre como teria sido a vida de Adão e Lilith no paraíso. Esse tipo de história por vezes é ligado a Cabala, porém não são citados na bíblia. Esse tipo de pensamento teria começado por volta do anos 1200, com referências no livro Zohar. Como havia passado muito tempo depois da bíblia, não possuem o mesmo valor de pesquisa.