Você já ouviu falar na teoria da Terra plana? Pois é, há milhares de anos foi comprovado que o nosso planeta tem a forma esférica e não semelhante a de um disco. Mesmo assim e com muito mais provas do que havia antigamente, existem correntes que defendem que a Terra é plana. Isso faz sentido? Qual a verdade por trás dessa hipótese? Confira abaixo.
O que é Terra plana?
Diversas sociedades antigas acreditavam que realmente habitamos um local totalmente plano. A nomenclatura também pode ser tratada como disco. Essa concepção foi sendo mudada aos poucos, na China acreditavam nisso até o século XVII e na Grécia até o período clássico. Os índios da América eram outros que pensavam ser assim, já que representavam o planeta por meio de uma tigela virada.
Nos últimos anos voltaram a surgir teorias indicando que o Planeta Terra não é esférico, e sim plano, como acreditavam os antigos. Segundo os crentes nessa possibilidade, a Nasa e outras agências espaciais modificam as imagens que são transmitidas para o mundo, com o objetivo de enganar a população e não revelar a verdade.
O início do pensamento da Terra esférica
Um dos primeiros a sugerir que o planeta não era plano e sim esférico foi o filósofo e matemático Pitágoras, no século VI a.C. Algum tempo depois, por volta de 330 a.C. Aristóteles mostrou ao mundo algumas provas de que a Terra era redonda. A partir de então estes conhecimentos passaram a se espalhar pelos quatro cantos do globo.
Terraplanistas ganharam força em 2017
Adormecida há milhares de anos, a teoria que indica a Terra como plana foi ativada novamente em agosto de 2017 nos Estados Unidos. Um grupo de pessoas passou a apontar supostas falhas em relação a um eclipse solar que passou por 113 quilômetros de costa a costa no país.
Até mesmo dentro destes grupos, que se espalharam principalmente pelo Facebook, existem membros que divergem sobre algumas questões. Eles questionam até mesmo a existência da força da gravidade, indicando que não saímos flutuando pelo espaço devido ao magnetismo e a densidade do planeta. Passaram ainda a desenvolver respostas para rebater perguntas sobre o tema.
Como é o planeta para os terraplanistas?
Segundo essa visão sobre a estrutura do nosso planeta, o solo seria no formato de um disco, coberto por uma cúpula. Não só a Terra é diferente do que propõe os cientistas, como também o Sol e a Lua, que seriam bem menores do que o indicado, e circulariam apenas em torno da cúpula. Nas bordas do disco estaria a Antártida, que seria um local extremamente vigiado.
É possível provar que a Terra é plana?
Os terraplanistas imaginam que sim. Para eles, provar que o planeta não possui curvatura é só utilizar uma câmera de vídeo com ótima capacidade de zoom e aproximar do horizonte, verificando a planície. Outra forma de identificar que o planeta não é esférico e sim plano seria por meio de rios, como o Nilo, que não tem declives.
Tratado da Antártida seria uma prova
Para os terraplanistas, a gestão territorial internacional da Antártida é uma grande prova de que a teoria deles é verdadeira. Em entrevista à BBC Brasil, Bruno Alves, dono do canal do YouTube “Mistérios do Mundo” comentou que: “O Tratado da Antártica é rigorosíssimo. Um turista não pode dormir na Antártica, por exemplo”.
Einstein e Newton teriam mentido
Segundo os seguidores dessa teoria, além da Nasa mentir sobre o formato do Planeta Terra, cientistas famosos e importantes para a história, como Albert Einstein e Isaac Newton teriam mentido. Eles chegam até mesmo a serem chamados de mentirosos, tratados como perpetuadores da farsa.
Até a bíblia é citada por terraplanistas
Os terraplanistas vão contra o que prega a ciência atualmente e utilizam até mesmo a bíblia para tentar provar que estão do lado certo da discussão. Para Bruno Alves, praticamente todas as antigas civilizações, como os egípcios, maias, gregos e romanos indicavam a Terra plana, algo que condiz com as escrituras bíblicas.
Unidos pela mentira?
A maior representação mundial dos terraplanistas é a Flat Earth Society (“Sociedade da Terra Plana”), que realiza denúncias tentando provar que a Terra tem o formato de um disco, mas que os Estados Unidos acobertam a verdade para lucrarem com isso. Alguns famosos norte-americanos já chegaram afirmar que acreditam nessa teoria.
Conforme a Flat Earth Society, a maioria dos terraplanistas pensa que as agências espaciais são as principais responsáveis pela mentira. Elas teriam inventado falsas viagens de exploração espacial. Segundo eles, tudo isso teria começado durante a Guerra Fria, onde Estados Unidos e União Soviética criaram suas mentiras.
Famosos que acreditam na Terra plana
O jogador de basquete Kyrie Irving já afirmou que acredita na teoria da Terra plana. Na NBA outro astro pensa que essa hipótese é verdadeira: “Não estou indo dizendo que eu acho que é plana ou redonda. Eu não sei, mas pode ser”, comentou Draymond Green, o atleta é conhecido por causar diversas confusões dentro das quadras.
Parece que o basquete norte-americano atrai diversos terraplanistas mesmo. Outro deles é Wilson Chandler, que diz não reconhecer a ciência. “Apenas ande do lado de fora e use seus cinco sentidos”, comentou em uma entrevista. Um dos nomes mais conhecidos da história da NBA, Shaquille O’Neal, chegou a brincar que acreditava na teoria, depois citou que confia na ciência.
Provas de que a Terra não é plana
Já no fim da época das grandes navegações, no século XVI, o navegador Fernão de Magalhães deu a primeira volta ao mundo, navegando sempre para a mesma direção ele conseguiu retornar ao ponto de partida. Essa situação seria impossível de ser completa se o planeta fosse plano em vez de redondo.
Outra questão que ajuda a acabar com o mito da Terra plana são os fusos horários. Eles são marcados conforme a curvatura do planeta. Se realmente tivesse o formato de disco, o Sol deveria iluminar todos os territórios ao mesmo tempo. Praticamente não teríamos a alternância entre dias e noites, como acontece na região próxima ao Polo Norte.