Kingo Labs
Segunda Guerra Mundial
Home » História » Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi um período de conflito intenso, com batalhas travadas principalmente na Europa, mas também com episódios marcantes na Ásia e na América. Foram dezenas de milhões de mortos e teve participação brasileira. Se você quer saber tudo sobre a Segunda Guerra Mundial, continue conosco.

Segunda Guerra Mundial

O mundo viveu um período muito conturbado durante a década de 1940. A Segunda Guerra levou medo e pavor para pessoas dos mais diversos países. O grande nome do conflito foi Adolf Hitler, embora tenha saído derrotado, a força de seu exército e a tecnologia disponível eram exuberantes.

O que causou a Segunda Guerra Mundial?

O principal motivo que levou ao acontecimento da Segunda Guerra Mundial foi a forma de governar imposta por Hitler. Assim que assumiu o poder na Alemanha, recuperou a economia devastada pela Primeira Guerra Mundial, criou um sentimento de vingança e passou a expandir as fronteiras. Hitler buscava aumentar o seu poder e os recursos naturais que dispunha.

Quando começou a Segunda Guerra Mundial?

O mundo já estava à beira do colapso e o principal fator que colaborou com a eclosão da Segunda Guerra Mundial foi a invasão da Polônia pela Alemanha. Isso aconteceu no dia 1º de setembro de 1939. Foi a partir deste momento que países como França e Inglaterra declararam guerra contra os alemães. A medida serviu para evitar os avanços que o exército de Hitler fazia.

Quais eram os países do Eixo na Segunda Guerra?

As Potências do Eixo, Aliança do Eixo ou Nações do Eixo se uniram em 1936, com o Pacto Anticomintern, quando Alemanha e Japão buscavam se proteger dos comunistas. Em 1939 aconteceu o Pacto de Aço, entre a Alemanha Nazista e a Itália Fascista. Logo, o Eixo era formado por Alemanha, Itália e Japão. Ocuparam grande parte da Europa, África e Ásia, mas acabaram derrotados em 1945.

Aliados da Segunda Guerra

Do outro lado estavam os Aliados da Segunda Guerra Mundial. Inicialmente foram liderados por França e Reino Unido, recebendo o importante apoio da União Soviética em 1941, quando os alemães quebraram o pacto nazi-soviético. Os Estados Unidos passaram a fazer parte em 8 de dezembro de 1941, após o ataque a Pearl Harbor. O Brasil entrou somente em 1942.

Qual foi o motivo do ataque a Pearl Harbor?

No dia 7 de dezembro de 1941 os japoneses atacaram a base naval norte-americana em Pearl Harbor, no Havaí. Foi uma tentativa por parte do Eixo de destruir a frota naval dos Estados Unidos, que ainda nem haviam entrado na guerra. O tiro saiu pela culatra e então os estadunidenses passaram a fazer parte dos Aliados.

Quando e o que fizeram o Brasil entrar na Segunda Guerra?

O Brasil era um grande parceiro comercial da Alemanha, mas sofria diversas pressões por parte dos Estados Unidos, por ser um ponto estratégico. Após alguns navios brasileiros terem sido afundados por alemães, a guerra foi declarada em 1942. O Brasil até chegou a enviar alguns soldados, conhecidos por Pracinhas. E o Nordeste serviu de acompanhamento para os norte-americanos.

Campos de concentração

Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas foram responsáveis pelo Holocausto, com a morte de milhões de judeus. Aproximadamente 12 milhões de pessoas foram condenadas à morte pelos alemães, sendo que a maioria destas pessoas eram do Leste Europeu. Muitos deles eram levados para os campos de concentração e forçados a trabalhar.

As pessoas que eram capturadas eram levadas até os campos de concentração em trens, sujos e lotados. Alguns eram mortos assim que chegavam por não terem condições de trabalho. Inicialmente os países Aliados não tinham conhecimento sobre o Holocausto e entenderam a situações somente depois da Guerra.

Copas e Olimpíadas canceladas

Estava programado para 1940 a XXI Olimpíada, com sede em Tóquio, no Japão, depois foi transferida para Helsinki, na Finlândia e cancelada totalmente em 1939. Em 1944 seria a vez de Londres receber os Jogos Olímpicos, que acabaram cancelados também. A capital britânica pode sediar então a edição de 1948, enquanto Helsinque ficou com os jogos de 1952.

Em 1942 seria realizada a quarta edição da Copa do Mundo Fifa. O torneio foi cancelado devido a Segunda Guerra Mundial. O torneio teria sido disputado na Alemanha, Brasil ou Argentina. A Suíça organizou uma competição no mesmo ano e teve a Itália como campeã. O Mundial voltou a ser disputado em 1950, no Brasil e teve o Uruguai como campeão.

Novas tecnologias militares

Durante a Segunda Guerra diversas atividades foram colocadas em prática, como o Projeto Manhattan. Os aviões tiveram grande avanço neste período, como os jatos, que passaram a ser usados pelas forças aéreas. Porta-aviões e submarinos foram desenvolvidos para causar destruição e colaborar com a guerra naval. Também eram bem populares as metralhadoras portáteis. Os primeiros computadores ganharam espaço, possibilitando mísseis guiados e foguetes modernos, lançados há quilômetros dos alvos.

A morte de Hitler

Um dos principais passos para o fim da Segunda Guerra Mundial foi a morte de Adolf Hitler. Oficialmente a história conta que ele se suicidou com a utilização de uma arma de fogo, além de envenenamento por cianeto. Outros historiadores defendem que o führer morreu durante um ataque aéreo ao bunker onde estava em Berlim. Teóricos da conspiração preferem dizer que ele fugiu para a América do Sul.

Quantas pessoas morreram na Segunda Guerra Mundial?

O Eixo teve “apenas” 12 milhões de mortos na Segunda Guerra Mundial, sendo 4 milhões de civis e 8 milhões de soldados. No lado dos Aliados, foram 16 milhões de soldados mortos e mais de 45 milhões de civis. A União Soviética foi o país mais atingido, com cerca de 26 milhões de baixas.

Quando terminou a Segunda Guerra Mundial?

O ponto final na Segunda Guerra Mundial veio com duas explosões de bombas atômicas contra as cidades japoneses de Hiroshima e Nagasaki, nos dias 6 e 8 de agosto de 1945. Assim foi dado um fim oficial a Guerra, que já vinha perdendo força desde o fim de abril, quando Adolf Hitler morreu, pelo menos é o que diz a história.