Você sabia que a Antártica possui cerca de 14,1 quilômetros quadrados de extensão? E nos períodos de inverno, essa área pode chegar até 26 milhões de quilômetros quadrados. Fica localizada no Polo geográfico Sul, de latitude 90º. É banhada por vários oceanos, sendo eles: Atlântico, Pacífico e índico. Além disso, também possui um dos maiores lagos do mundo, o Vostok com seus 10 mil quilômetros quadrados de extensão e contendo água doce.
Existe pouquíssima vegetação no local, porque possui fortíssimos ventos, pouca luz solar e baixa fertilidade do solo, por isso, é muito difícil a fixação do homem nesse território.
Veja também – Suriname: curiosidades sobre o país
É um continente totalmente isolado ao sul do planeta, que faz frio de dia e de noite, não existem habitantes praticamente. Essa é a Antártica, um lugar que possui seus mistérios e belezas que o ser humanos ainda está a desvendar. Você poderá ficar por dentro de tudo e saber sobre algumas curiosidades que esse magnifico lugar tem, vamos lá?
1. A Antártida, na verdade, é um deserto
Quando falamos desse lugar, logo imaginamos ser um espaço totalmente coberto de gelo, mas ao contrário disso, o continente Antártica tem regiões que são extremamente secas ou seja, impossíveis de dar o surgimento a vida.
2. Tentar atravessar o continente, poderá ser fatal
Algumas pessoas já tentaram atravessar e se deram mal, em janeiro de 2018, o britânico Henry Worsley morreu por causa das falências múltiplas dos órgãos. Tentou sozinho atravessar o continente. Em 71 dias, ele já havia percorrido 1469 quilômetros e só faltavam 47 quilômetros para que ele concluísse essa perigosa jornada.
3. Todos os anos, o continente perde 60 quilômetros cúbicos de gelo
Isso não é mais novidade, cada dia que passa, cada ano que vem, o derretimento no continente tem aumentado muito. Já fizeram uma estimativa e em cerca de um ano, perdemos quase 60km – praticamente o abastecimento de água no Reino Unido de um ano inteiro.
4. No inverno, seu litoral praticamente dobra de tamanho
Quando chega o inverno, há uma grande diminuição na temperatura, a água que está ao redor da Antártida fica totalmente congelada, fazendo assim, a superfície dobrar de tamanho.
5. Apesar de ser o lugar mais frio do planeta, as temperaturas médias na Antártida aumentaram mais bruscamente do que no resto do mundo
Mesmo sendo considerado um lugar extremamente frio, nos últimos anos, sua temperatura aumentou 3ºC. Um acréscimo considerável grande, porque em outros lugares da Terra, nós temos aumentos, mas considerados bem mais baixos.
6. Para especialistas, a razão para o derretimento do gelo seria o aumento da temperatura do mar
Segundo os estudos de especialistas, o verdadeiro motivo pelo aumento rápido do derretimento do gelo, é por conta da temperatura oceânica. Isso porque os mesmos especialistas, não encontraram no continente indico um aumento na temperatura do mar e também não teve diminuição na quantidade de neve.
7. Caso ocorresse um eventual colapso no manto de gelo antártico, ilhas e cidades litorâneas ficariam submersas
Outro estudo que teve recentemente, é sobre o derretimento de gelo na Antártida, isso seria um colapso eterno e iria elevar 3 metros o nível do mar. Consequentemente, se isso acontecesse, iria deixar ilhas e cidades completamente debaixo da água. Bizzaro, não?
8. Tem sido cada vez mais difícil para os animais endêmicos da Antártida conseguir alimento
Os animais que vivem nesses continentes como: pinguins, focas, baleais, estão cada vez possuindo menor chance de sobrevida. Porque os pequenos Crustáceo chamado krill estão desaparecendo. Os especialistas no assunto, afirmam que conforme a elevação da temperatura, o aumento da acidez dos oceanos e, em certa medida, a pesca predatória, têm afetado a dieta dos animais da região. Ou seja, os animais, infelizmente, estão ficando sem alimentos.
9. Nova base de pesquisa do Brasil no continente deve ficar pronta em 2019
Como você já deve saber ou se ainda não sabe, nenhuma nação poderá exercer sobre a Antártida um poder político ou até mesmo explorá-la. Isso é proibido. O que é permitido no continente são apenas estudos científicos. Aqui no Brasil a gente tinha uma base, que se chamava Comandante Ferraz, infelizmente, ela foi destruída por um incêndio que teve há mais ou menos, quatro anos atrás. Porém, nós teremos uma nova base de pesquisa, que será substituída por essa instalação. Ela terá 4,5 mil m² e irá abrigar 17 laboratórios contendo, biblioteca, ambulatório, área de convivência e até mesmo acomodações para 64 pessoas. Bem interessante, né?
10. O iate de um brasileiro que naufragou na Antártida
Isso mesmo, você não sabia dessa? Foi em 2012 que esse episódio aconteceu. O Jornalista João Lara Mesquita se assustou enquanto navegava pelo continente e viu um acumulo muito grande ao redor da sua embarcação. O iate em que ele estava e mais três pessoas, infelizmente afundou. Eles estavam gravando um documentário sobre o continente, mas ainda bem que todos foram resgatados e salvos por chilenos, que estavam próximos ao local do naufrágio.
Abaixo, separei mais algumas curiosidades que vocês vão amar saber:
- O ponto mais frio da Terra é o cume de um monte elevado na Antártida, onde as temperaturas chegam aos incríveis -93,2ºC;
- Algumas partes do continente não tiveram chuva ou neve pelos últimos 2 milhões de anos;
- Existe uma queda d’água que fica vermelha como sangue;
- Você só pode trabalhar no continente gelado se já tiver seus dentes cisos e apêndice removidos;
- A cobertura de gelo da Antártida existe há pelo menos 40 milhões de anos;
- Há 300 lagos sob a Antártida que não congelam devido ao calor do centro da Terra;
- Há, pelo menos, 7 igrejas cristãs por lá;
- Certa vez, um cientista conseguiu um encontro no Tinder com uma garota que estava acampando a apenas 45 minutos de onde ele estava;
- Menos de 1% do continente não é coberto por gelo;
E aí, gostaram desse texto e todas essas curiosidades sobre o mundo da Antártida? Ainda existem várias que nós não conhecemos e ao longo do tempo, os cientistas e os especialistas nos assuntos, vão desvendando os mistérios para nós.