Kingo Labs
Gato tem 7 vidas mesmo
Início » Aleatórios » Gato tem 7 vidas mesmo?

Gato tem 7 vidas mesmo?

Os gatos estão entre os animais domésticos preferidos, já que não costumam dar muito trabalho e nem fazem barulho. Quem gosta de cuidar da vida dos outros certamente já ouviu que deveria comprar um gato, pois estes têm 7 vidas. Será mesmo que os bichanos contam com este bônus? Aqui você vai ficar por dentro dessa história.

Gato tem 7 vidas mesmo?

Os gatos contam com diversas habilidades, sendo bastante ágeis. Eles pulam de grandes alturas e não se machucam. É bem comum ouvir a história de que os gatos têm 7 vidas. Se algum amigo seu escapar de um acidente é bem capaz que ele solte a frase: “foi porque eu sou um gato, ainda tenho 6 vidas”.

Gato tem 7 ou 9 vidas?

Se você cresceu ouvindo que os gatos possuem 7 vidas, saiba que eles podem ter até 9. Bem, depende do país onde o animal nasceu. Estes dois números são fortes no misticismo, principalmente na Cabala, sendo sinônimos da força. Tem um provérbio inglês que diz: “O gato tem 9 vidas, com 3 ele brinca, 3 ele perde e com 3 ele fica”.

Gato tem 7 vidas mesmo

Onde surgiu a história de que gato tem 7 vidas?

A lenda de que gato tem 7 vidas vem desde a Idade Média. Naquele período, os gatos eram tratados como aliados das bruxas e muito perseguidos, principalmente os da cor preta. Os gatos eram mortos com frequência, já que acreditam que as bruxas poderiam adquirir a forma do bichano. A fama surgiu já que mesmo com a caça a população não diminuía.

Acontece que muita gente criava gatos de maneira escondida, para evitar que estes fossem mortos. Foi dessa forma que a lenda surgiu e cresceu, porque não havia uma explicação convincente para que o número de gatos não baixasse. Então passaram a dizer que os gatos tinham 7 vidas.

Em alguns lugares os gatos têm 9 vidas

Não basta os gatos conseguirem pular de lugares altos e caírem de pé, eles ainda têm 7 vidas, conforme a lenda. Nos países que utilizam a língua inglesa, como nos Estados Unidos e na Inglaterra, por exemplo, acreditam que os bichanos têm 9 vidas. Ou seja, é um bônus de duas vidas para se divertir.

Gatos não ficam doentes

Essa fama de que os gatos têm 7 vidas (ou 9) pode ter sido reforçada devido a vitalidade que estes animais têm. Eles não se movimentam tanto quanto os cães, mas dificilmente ficam doentes. O sistema imunológico dos gatos é bem desenvolvido e evita que fiquem doentes. Os gatos têm uma destreza ímpar, ajudando a escaparem de enrascadas.

Escritores ajudaram a reforçar a ideia

Primeiro o escritor inglês John Heywood reuniu diversos provérbios, sendo que um deles dizia: “a mulher, assim como o gato, tem 9 vidas”. Em 1584 foi a vez do também inglês William Baldwin publicar um livro falando que as bruxas tinham a capacidade de possuir o corpo de seus gatos em até 9 oportunidades.

E como esse papo chegou no Brasil?

Teve um período da história que a Península Ibérica, onde atualmente ficam os territórios de Portugal e Espanha, foi ocupada pelos Mouros, que são povos originários do Norte Africano. Estes povos podem ter levado até lá crenças árabes, que indicavam as 7 vidas de um gato. Como o Brasil foi colonizado pelos portugueses, a história foi trazida.

É uma história milenar, já que o profeta Maomé, que viveu entre 571 e 632 contava sobre as 7 vidas dos gatos em seus provérbios. Também no norte da África, no Egito, acreditavam que os gatos deveriam ser adorados e bem cuidados, pois eram divindades, por lá era comum dizerem que os gatos possuíam 7 vidas.

Outras publicações:

Gato preto

Se os gatos por si só já são atribuídos a magia, com os gatos pretos essa situação é bem mais forte. Os animais dessa cor sofrem preconceito desde a Idade Média e muitos terminaram mortos dessa forma. Alguns acreditam que eles são a presença do diabo na Terra e outros ligam a bruxaria.

Gatos no Egito

Já falamos acima que no Egito cultuavam a história do gato ter 7 vidas e segundo eles, nesta última encarnação passariam a forma humana. Aquele povo que construiu as pirâmides acreditava na reencarnação, onde a alma trocaria de corpo. Pensavam ainda que os gatos faziam parte deste procedimento, junto com os seres humanos.

Super-gatos

Um estudo realizado nos Estados Unidos apontou que em praticamente 100% das vezes em que os gatos caem eles ficam de pé. Teve um gato que caiu do 32º andar de um prédio e sobreviveu, apenas teve um dente quebrados e problemas de pulmão, sendo liberado 48 horas depois, este certamente perdeu algumas vidas na queda.

Gatos são criaturas mágicas?

Algumas pessoas pensam que os gatos possuem poderes mágicos e contam com uma espiritualidade bem elevada. Em diversas culturas acreditam que o número 7 tem um significado especial, sendo considerado de sorte, assim, como felinos são considerados sagrados, foram unidos a este número. Outros dizem que os gatos conseguem perceber a análise sensorial de 7 níveis.

Vida de gato

Os gatos são felinos comuns, eles não possuem 7 ou 9 vidas, mas uma só. Quando estão em perigo ficam em estado de alerta, garantido pela audição e pelo olfato bem apurados. Possuem musculatura e desenvolvimento corporal que possibilitam saltos dez vezes superiores a própria altura. É assim que os gatos aparentam fazer coisas impossíveis.

Diferentes modos de abordagem

Nas diversas abordagens sobre as 7 vidas dos gatos, é possível perceber que algumas culturas consideram isso um ponto positivo e outras negativo. O que podemos garantir é que o gato NÃO TEM 7 VIDAS. É um mito. Jamais pegue um destes animais para fazer o teste, porque a vida deles é uma só e deve ser preservada.

Fatos sobre os gatos

Os gatos podem atingir até 50 km/h. Eles possuem 5 dedos nas patas da frente e 4 nas de trás, enquanto 10% dos ossos ficam na cauda. Podem levar até 10 dias para abrir os olhos e 10 anos para eles correspondem a 50 em um humano.

Outras Publicações: