Singapura é um país asiático que se desenvolve em ritmo acelerado. É considerado um dos lugares mais caros do mundo para se vive, concentrando uma alta taxa de milionários. Embora tenha um território pequeno, encontraram espaço para construir um autódromo de Fórmula 1. Quer saber mais sobre essa cidade-estado? É só continuar lendo o nosso artigo.
Onde fica Singapura?
Singapura é uma cidade-Estado insular, localizada na Península da Malásia, no Sudeste Asiático. O território é composto por 63 pequenas ilhas. A área total é de 716,1 km², sendo o 187º maior país do mundo. Sua capital é conhecida por Área Central de Singapura. É um dos países que mais cresce no mundo.
Veja também – Curiosidades sobre Pau Brasil
População de Singapura
O Censo de 2000 apontou que 4,1 milhões de pessoas viviam em Singapura em 2000, saltando para quase 5,4 milhões em 2010, hoje já são mais de 5,6 milhões de pessoas vivendo lá. Desse total, 2,9 milhões nasceram no país, sendo que a maioria são descendentes de chineses, malaios e indianos.
Nome Singapura
A palavra Singapura vem do termo em sânscrito “Simhapura”, que significa “Cidade do Leão”, em alguns lugares se escreve com C, Cingapura. Esse nome foi dado baseado em uma lenda, que diz ter sido avistado um animal daquela espécie na cidade, no longevo ano de 1299. Até hoje não foi encontrada nenhuma prova que confirme essa história do leão em Singapura.
Idiomas falados em Singapura
Com tanta mistura cultural, certamente não poderia haver um único idioma considerado oficial em Singapura. Para resolver esse problema, quatro línguas são consideradas oficias, o inglês, o chinês, o malaio e o tâmil. O inglês é o principal deles e o malaio considerada a língua nacional.
Em Singapura todos os documentos e leis são escritos em inglês. A maioria das pessoas são bilíngues. Cerca de 80% da população sabe falar inglês, 65% conhecem bem o mandarim, 17% o malaio e somente 4% o tâmil. Ainda sobre o inglês, ele é baseado no idioma falado no Reino Unido.
Religiões em Singapura
A religião mais praticada em Singapura é o Budismo, com 33% da população sendo fiel a estes preceitos. Em segundo lugar aparece o Cristianismo, acompanhado pelo Islamismo, Taoísmo e Hinduísmo. Chama atenção que 17% da população diz que não ter religião, o que não significa serem ateus.
Existem diversos templos budistas em Singapura. A maioria dos budistas que vivem por lá são chineses ou descendentes. O budismo possui três ramificações, a Teravada, Mahayana e Vajrayana, sendo que todas elas estão representadas na cidade-estado. Nos últimos anos o Soka Gakkai e o Budismo Tibetano tiveram grande crescimento.
Fórmula 1 em Singapura
O Grande Prêmio de Singapura é uma prova de Fórmula 1 disputada no Circuito Urbano de Marina Bay. Estrou no calendário da categoria mais rápida do automobilismo em 2008, com a vitória de Fernando Alonso, aliás, foi nessa corrida que o brasileiro Nelsinho Piquet bateu contra o muro de propósito, ajudando o seu companheiro a vencer a prova.
Futebol em Singapura
No futebol o país é representado pela Seleção Singapurense, filiada à Fifa e também na Confederação Asiática de Futebol. Ao longo da história quatro títulos foram comemorados, vencendo a Copa AFF, conhecida como Tiger Cup, realizada a cada dois anos, envolvendo os países do Sudeste Asiático. Em 1969 aplicaram uma goleada por 11 a 0 em Laos.
IDH em Singapura
De acordo com informações de 2017, Singapura é segundo país asiático no ranking de maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ocupa a 9º colocação, atrás somente de Hong Kong. A expectativa de vida para a população chega a quase 83 anos, também sendo uma das mais elevadas do mundo.
Crimes em Singapura
Em Singapura algumas atividades que no Brasil são mais do que comuns podem dar cadeia. É proibido vender gomas de mascar ou alimentar os pombos que perambulam pelas ruas. Além disso, não dar descarga após utilizar algum banheiro público pode render uma bela multa. Fique atento nas normas se for visitar esse país.
Segurança em Singapura
Singapura é considerado um dos países mais seguros do mundo para se viver, assim como está entre um dos menos corruptos. Em 2012 um recorde foi batido, na épica aproximadamente 5 milhões de pessoas viviam por lá, e durante 80 dias nenhum roubo ou furto foi registrado pela polícia local.
Bandeira de Singapura
A bandeira de Singapura de Singapura carrega as cores branca e vermelha, divididas no meio, com a cor clara ficando na parte debaixo. É composta por cinco estrelas brancas, que significam a democracia, a justiça, o progresso, a paz e a igualdade, além de uma lua crescente, que representa uma jovem nação em desenvolvimento.
Singapura, terra de milionários
A cidade-estado está entre os locais mais caros do planeta para morar. Entre os mais de 5,5 milhões de habitantes, existe uma boa quantidade de milionários entre eles. Estima-se que a cada seis famílias exista um milionário, com ao menos US$ 1 milhão em bens.
Economia de Singapura
A economia da cidade-estado é baseada no livre-mercado, girando em torno de uma economia de exportação. Junto com Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan, forma o grupo dos Tigres Asiáticos, que são países em pleno desenvolvimento econômico nas últimas décadas. Entre 1966 e 1990 a economia avançava cerca de 8,5% ao ano.
Singapura é considerada o maior do mundo quando o assunto é empresas familiares. A cidade conta com um dos portos mais movimentados do mundo, sendo o quarto mercado mais agitado do planeta. Além da força da indústria, nos últimos anos o país se tornou um destino procurado por turistas, diversificando a economia local.
Feriados em Singapura
Como Singapura é um local onde diferentes culturas convivem, o calendário pode parecer um pouco estranho. Entre os feriados apontados, existe o Ano Novo do calendário gregoriano e o Ano Novo do calendário chinês. Entre 12 e 22 de março tem o feriado da metade do 1º trimestre, com 10 dias de duração, assim como entre os dias 3 e 13 de setembro, com o feriado da metade do 3º trimestre. No dia 25 de dezembro comemoram o Natal.