Kingo Labs
fusca azul
Início » Aleatórios » Fusca Azul: conheça a origem da brincadeira

Fusca Azul: conheça a origem da brincadeira

Provavelmente você já levou um soco ou um tapa no seu braço após alguém gritar Fusca Azul. Se você for mais velho, a chance de isso ter acontecido é ainda maior. Essa brincadeira se espalhou por gerações e até hoje tem quem não se segure ao ver um automóvel deste modelo e dessa cor passando na rua.

Alguns consideram essa brincadeira como idiota e partem para cima de quem deu o soco. Mesmo assim, ela ganhou muita fama no brasil e também em outros lugares do mundo, principalmente nos Estados Unidos. Aliás, como surgiu? Quando surgiu? Quer saber sobre o Fusca Azul? Confira a seguir.

Veja também – Curiosidades sobre South Park

O que é Fusca Azul?

Fusca Azul é uma brincadeira que consiste em dar soco nos amigos após avistar um carro deste modelo e com essa cor. As regras variam conforme a região do país, sendo que em alguns lugares valem apenas tapas. Se o fusca que passou não for azul, a pessoa que apanhou pode dar dois socos no enganado.

Essa brincadeira violenta já gerou muita polêmica e fez amigos brigarem Brasil à fora. Outra regra quase que válida para o país todo diz que é preciso apontar para qual veículo você está dando o soco, fazendo com que o veículo não conte duas vezes. Hoje em dia até é raro ver um destes carros pela rua, mas no passado muita gente já apanhou assim.

A origem da brincadeira Fusca Azul

Não se sabe ao certo qual foi o gênio que inventou esse tipo de brincadeira, que acabou se popularizando por diversos locais do mundo. Uma teoria remonta ao início do século XX, citando o inventor de automóveis Henry Ford. Naquele período da história todos os carros tinham a cor preta, pois secava mais rápido e era mais barato produzir.

A lenda diz que em 1914 aconteceu um problema com as tintas, que ficaram mais fracas do que deveriam ser. Os carros do modelo Fort T começaram a sair num tom de azul escuro, o que levou o dono da montadora a dar um tapa nas costas do responsável pelas tintas. Esses veículos acabaram não sendo vendidos e foram utilizados somente dentro da empresa, já os funcionários começaram a repetir o ato do patrão assim que viam um destes modelos.

E de onde veio o fusca?

Você deve estar se perguntando, tá, mas o fusca é da Volkswagen não da Ford, o que tem a ver? No início do século passado, a Ford dominava o mercado de automóveis nos Estados Unidos, algo que começou a mudar nos anos de 1960. O fusca foi um veículo que ganhou grande popularidade na Terra do Tio Sam, assim a brincadeira foi adaptada.

Outra versão

Por lá o fusca é conhecido também como Bug ou Buggy. Essas duas palavras são variações do termo inseto, então a brincadeira consiste em algo como esmagar o inseto. Em alguns casos a cor não é importante, o que vale é acertar o “inseto”, que nesse caso está no braço de algum desavisado, ou até mesmo no pescoço, vai saber.

Fusca Azul no Brasil

Que o povo brasileiro adora importar itens culturais dos Estados Unidos não é novidade, e com o Fusca Azul foi assim. Quando a Volkswagen recém havia chegado no Brasil, foi feita uma campanha lembrando o tapa de Henry Ford e a cor do veículo, misturando as duas possíveis origens da brincadeira e servindo como marketing para o modelo. O pessoal gostou da ideia e começou a reproduzir nas ruas.

Fordismo

Voltando a teoria mais popular sobre a origem da brincadeira, ela pode estar ligada ao fordismo. Esse foi o nome dado ao sistema de produção desenvolvido por Henry Ford, que tinha como objetivo produzir um veículo a cada 98 minutos, isso lá no começo do século passado. Então era preciso agilizar toda a produção.

Todo o processo foi estudado para eliminar a sobra de tempo e permitir que a meta fosse batida a cada dia. Para atingir o seu objetivo Ford percebeu que a cor preta secava mais rápido. Além disso, ele viu que se existem outras cores a produção ficaria mais devagar devido a personalização de cada veículo. Logo diversos veículos azuis não seriam bem-vindos.

E se o fusca não for azul?

É melhor ter cuidado em quem você vai aplicar o tapa, pode ser que a pessoa não conheça a brincadeira ou não aceite de uma forma sadia. Quem sabe brincar diz que se o carro apontado não for da cor azul ou por acaso for azul, mas de outro modelo, não vale. Quem cometer o equívoco deverá levar dois tapas no mesmo lugar onde bateu.

Origem do fusca

O fusca começou a ser produzido no Brasil em 1959, mais especificamente em São Paulo. O modelo já havia chegado ao país um pouco antes, em 1953, quando as peças vinham da Alemanha, sendo montado e vendido por aqui. A produção original seguiu até 1986. Da para perceber como o modelo era popular, já que é raro um carro seguir por tantos anos sendo produzido.

Em São Paulo existem mais de 820 mil fuscas, sendo também o modelo mais colecionado, com quase 7 mil unidades. A história do fusca começou bem antes, em 1935 na Alemanha, onde era conhecido como carro do povo. O auge por aqui foi na década de 1970, quando foram produzidos 1,5 milhão de carros deste modelo. Existe até um dia para o fusca, 22 de junho, Dia Mundial do Fusca.

O outro personagem

Se falamos do fusca, vamos falar mais um pouco sobre Henry Ford. Nasceu em 1863 e morreu em 1947, sendo o fundador da Ford Motor Company e autor de dois livros. Foi o primeiro empresário a impor um ritmo de produção em série de veículos, com custo barato. Ao longo da vida registrou 161 patentes.

A história do Fusca Azul está ligada logo a um dos primeiros carros lançados, o Fort Modelo T. Esse carro apresentou grades inovações, com o volante no lado esquerdo, que logo foi copiado. Tudo era bem planejado, então a cor não podia sair diferente.