A cada dia o futebol tem os seus heróis e seu vilões, goleiros falham, atacantes se tornam lendas e novos recordes são estabelecidos. Estes recordes podem durar décadas ou serem quebrados alguns dias após terem sido conquistados. Aqui vamos falar sobre os feitos mais incríveis e estranhos do futebol. Tem zagueiro com mais de 200 gols na nossa lista. Confira a seguir.
Recordes do futebol
O futebol é um esporte fascinante pela forma como a transformação do desporto acontece ao longo dos anos. E isso tudo é movimentado por recordes e mais recordes. Quem hoje está na frente, amanhã ou na próxima partida pode não estar mais. Jogadores, técnicos e clubes, são recordes e mais recordes.
O maior campeão de todos
O lateral direito Daniel Alves é o jogador que mais ganhou títulos na história do futebol. Dani ergueu nada menos do que 42 taças. O atleta tem no currículo duas Copas do Nordeste, duas Copas da Uefa, três Ligas dos Campeões e quatro Supercopas Europeia. Pela Seleção Brasileira foram duas Copas das Confederações e uma Copa América. O número de conquistas não para de aumentar.
Maior goleiro artilheiro
Essa é fácil. Rogério Ceni foi o goleiro que mais marcou gols. Foram 132 com a camisa do São Paulo, nas 1.237 partidas que ele disputou entre 1900 e 2015. Ceni atuou 18 vezes pelo Brasil, mas nunca fez um gol sequer. Seus gols foram sempre de bola parada, já Lauro conseguiu marcar duas vezes de cabeça, ambas contra o Flamengo.
Zagueiro com mais gols
O holandês Ronald Koeman deixou muito atacante no chinelo. Ao longo dos 17 anos de carreira, marcou nada menos do que 207 gols, nos 581 jogos que disputou, o que dá uma média de um a cada 2,8 jogos. Pelo Barcelona foram 88, nos 264 jogos disputados. E olha que ele não é dos mais altos, tem 1,83.
Recordista de expulsões
Felipe Melo? Pepe? Estes nem arrancam perto do colombiano Gerardo Bedoya, que jogava como lateral-esquerdo. Foram “somente” 46 expulsões, nas 601 partidas que disputou. Chegou a ser jogador de seleção, campeão da Copa América de 2001. Defendeu times como Racing, Boca Juniors, Atlético Nacional, Milionários e Cúcuta, onde se aposentou.
Qual o mais alto da história?
Peter Crouch com seus 2,01 metros fica pequeno perto do líder deste quesito. O recorde pertence ao belga Kristof Van Hout, que tem 2,08 metros. Ele nasceu em 1987 e atualmente defende o Westerlo, do seu país natal. Van Hout é goleiro e passou por times maiores, como Willem II e Genk. Até na Índia o grandão jogou.
Dois jogos no mesmo dia
Juninho Paulista foi um jogador bem qualificado e é reconhecido como o único, ou um dos poucos profissionais a jogar duas vezes no mesmo dia. O calendário brasileiro era tão bagunçado na década de 1990 que o São Paulo tinha partidas pela Copa Conmebol e pelo Brasileirão. No dia 11 de novembro de 1994, Juninho jogou as duas e o tricolor venceu Sporting Cristal e Grêmio, ambas por 3 a 1.
Marcou em oito competições
Na temporada 2012-13 o atacante espanhol Fernando Torres quebrou o recorde de gols por competições diferentes. El Niño defendia o Chelsea e fez gols pela Premier League, Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa, Supercopa da Inglaterra, Liga dos Campeões, Liga Europa e Mundial de Clubes. Só não fez gol na Supercopa Europeia. Pela Seleção Espanhola Torres marcou cinco vezes na Copa das Confederações de 2013.
Gols a todo momento
Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic são os únicos jogadores da história a terem marcado gols em todos os minutos possíveis, desde e o 1º minuto do primeiro tempo até os 45 minutos do segundo tempo. Obviamente que eles não conseguiram o feito em uma única partida, mas sim ao longos dos jogos que disputaram na carreira.
O técnico de cinco décadas
Amadeu Teixeira ajudou a fundar o América-AM e ficou como treinador da equipe por nada menos do que 53 anos. Ele ocupou a função entre 1955 e 2008. Amadeu faleceu aos 91 anos, em 7 de novembro de 2007. O clube venceu o Campeonato Amazonense de 1994 com ele no comando. Em 2010 seu time do coração foi vice-campeão da Série D.
Treinador mais vitorioso
O escocês Alex Ferguson fez história pelo Manchester United. Treinou a equipe inglesa entre 1986 e 2013, conquistando 13 vezes a Premier League, duas Liga dos Campeões e muitos outros troféus, que somam 49 em seu currículo. Quando jogador, entre 1957 e 1974, foi atacante defendendo inclusive o gigante Rangers.
Hat-trick de goleiro
Rogério Ceni é o maior goleiro artilheiro, mas foi o paraguaio Chilavert, antigo líder da lista, quem marcou três vezes na mesma partida. Ele conseguiu a proeza quando atuava pelo Vélez Sarsfield, em uma partida contra o Ferro Carril, em 1999. Em sua carreira Chilavert fez mais de 60 gols.
Três jogos no mesmo dia
Se Juninho Paulista jogou duas vezes no mesmo dia, também em 1994, o Grêmio entrou em campo três vezes na mesma data. Todos os jogos daquele 11 de dezembro foram pelo Gauchão. Era uma tarde de domingo em Porto Alegre e o Olímpico viu a bola rolar por 270 minutos. O Campeonato Gaúcho de 1994 começou em março e terminou somente no último mês do ano. Foram duas vitórias e um empate na maratona gremista.
Maior campeonato do mundo
A Copa da França é a competição de clubes com mais participantes em todo o mundo. O número de equipes que disputam não para de aumentar a cada edição. Já são mais de 7,4 mil times participando. O democrático torneio passou a ser disputado em 1917. Desde 1999 quem vence recebe como prêmio uma vaga na Liga Europa. A final tradicionalmente é disputada em Paris.
Copas do Mundo
O maior artilheiro é o alemão Miroslav Klose que fez 16 gols. Numa única edição, o francês Just Fontaine balançou as redes em 13 oportunidades. O recordista de partidas é o alemão Lothar Matthäus, com 25 jogos. Roger Milla foi o mais velho a marcar gols, com 42 anos e 39 dias, em 1994.