Kingo Labs
Psiconauta
Início » Ciência » Psiconauta: saiba o que significa

Psiconauta: saiba o que significa

Psiconautas são pessoas que procuram explorar as suas mentes por meio de drogas psicoativas ou de técnicas especificas, como a meditação. Os psiconautas acreditam que existe um mundo oculto, que pode ser acessado com a mudança da mente. Quer saber mais sobre esse tipo de pessoa? Veja a seguir.

O que é Psiconauta?

Psiconautas são pessoas que usam outros estados da consciência, induzidos para investigar a própria mente e buscar respostas para questões por meio de experiências já vividas. Eles buscam explorar as tradições místicas propostas por diferentes tipos de religião, assim como a meditação. Muitas vezes são associados a usuários de drogas, embora alguns sejam mesmo.

Veja também – Paralisia do sono: entenda a situação

As técnicas para alterar a consciência de uma pessoa podem ser perigosas, assim esse grupo geralmente prefere agir sozinho e não em grupo, ou mesmo com a participação de algum amigo. Entre os objetivos buscados por esse tipo de técnica estão melhorar as condições psicológicas da pessoa e avançar em outras questões importantes do dia a dia.

De onde vem o termo psiconauta?

Existem diferentes tipos de psiconautas, alguns deles preferem utilizar drogas psicoativas para atingir os seus objetivos, enquanto outros não recomendam o uso desses tipos de entorpecentes. Muitos deles afirmam que alterar a própria consciência não é a mesma coisa do que fazer o uso social de drogas, sendo significativo para eles na questão religiosa.

A palavra psiconauta teria sido usada pela primeira vez por Ernest Jünger que fazia comparações entre a utilização de drogas e a possibilidade de encontrar barreiras desconhecidas. Em 1982 foi lançado um livro sobre o assunto, depois em 1987 saiu uma edição chamada Liber Null & Psiconauta, fazendo um grande burburinho. No livro são tratados temas como meditação, rituais ocultos e uso de drogas.

Significado da palavra psiconauta

Assim como muitas coisas do nosso cotidiano, o termo psiconauta também vem do grego psicoatonato, que significa navegar pela mente e pela alma. Existem psiconautas espalhados por todo o mundo, sempre buscando expandir a mente e descobrir novos horizontes,

Quem são os psiconautas?

São consideradas psiconautas pessoas que usam substâncias e tecnologias para alterar o funcionamento da mente. Os psiconautas acreditam que as alterações causadas na mente podem gerar mudanças em suas vidas físicas e não apenas durante o período de alucinação. Os psiconautas também são ligados algumas vezes ao xamanismo. Muitos deles utilizam drogas ilícitas para atingir os seus objetivos.

Psiconautas usam drogas?

Em muitos casos sim. Na maioria das vezes são drogas psicodélicas para a exploração mental. O jeito de utilizar vária bastante, podendo ser aplicado no meio de rituais xamânicos. Eles costumam pesquisar os produtos que utilizam, analisando bem cada uma das substâncias da fórmula, verificando a sua toxidade ou não.

Psiconautas e Cannabis

Uma das plantas associadas a drogas psicoativas, a Cannabis é utilizada frequentemente pelos psiconautas. No Brasil e em diversos países do mundo é proibido portar esse tipo de planta desde o século XX. Assim que consumida, ela causa relaxamento no corpo e euforia para o usuário, facilitando que o organismo consiga atingir outro nível, segundo os psiconautas. A Cannabis é ligada diretamente a maconha.

Psiconautas e LSD

Outra droga comum utilizada por esse grupo de pessoas é o LSD, que pode causar ilusões, alucinações, aumentar a sensibilidade sensorial, gerar paranoia e perda temporal, entre diversos outros sintomas bem comuns. Seus sintomas começam a ser percebidos assim que é consumida. O sistema nervoso central é alterado por algum tempo.

Como são os sonhos para os psiconautas?

Os psiconautas consideram os sonhos uma janela para novos pensamentos, além daqueles que vivemos no dia a dia. Muitos deles mantém um diário para realizar anotações sobre os sonhos que tiveram durante a noite anterior, buscando na sequência compreender o que eles queriam dizer. Pessoas psiconautas também tentam por vezes entrarem em sonhos quando estão lúcidas, atingindo o estado de sonhador.

Psiconautas e a medicação

Psiconautas costumam praticar meditações desenvolvidas no oriente. Elas variam entre os tipos zen e koan, sendo que no primeiro é buscado a concentração e no segundo os exercícios são feitos com repetição. A meditação transcendental também é praticada por algumas pessoas que se dizem psiconautas. Rituais de yoga são feitos com frequência.

Rituais dos psiconautas

Os rituais realizados por esse tipo de pessoa são feitos na maioria dos casos para buscar aumento na concentração. Eles acreditam que praticar diversas vezes o mesmo ritual ajuda a treinar o cérebro para atividades e consciências diferentes, gerando informações mais profundas do que as encontradas em “uma pessoa normal”.

Outas técnicas psiconautas

Esse grupo de pessoas utiliza diversas técnicas para atingir o outro lado da mente. Uma delas é a privação do sono, onde a pessoa não dorme tempo suficiente para se recuperar do cotidiano. Realizam jejum auxiliando o corpo na concentração, assim como a hipnose que pode facilitar a abertura da mente. A projeção astral não fica de fora e é outra técnica a contribuir para os objetivos dos psiconautas, segundo eles.

Psiconautas famosos

No Brasil não é fácil encontrar alguém que se declare psiconauta, mas nos Estados Unidos não é assim, por lá tem muita gente que se orgulha de praticar essas técnicas. Entre eles estão o escritor e pintor William Burroughs, o cantor e compositor Jim Morrison e o professor de Harvard, Timothy Francis Leary.

É perigoso realizar praticas psiconautas?

Quando a pessoa tenta atingir um novo estado na mente por meio da utilização de drogas, sim. Esquizofrenia, autismo e mania são algumas doenças resultantes de alterações mentais em relação ao padrão de comportamento comum. Flexibilizar o cérebro de diferentes maneiras pode ser perigoso e gerar problemas para o futuro. Por outro lado, algumas terapias do tipo apresentam resultados positivos.

Psiconautas não são viciados em drogas

Embora muitos deles sejam usuários frequentes, a minoria é dependente de entorpecentes. Eles costumam pregar a responsabilidade individual, onde cada um sabe o que está fazendo. Costumam evitar as drogas mais viciantes, como álcool, cocaína e heroína. O uso de drogas é contrário ao objetivo geral de expandir a mente. Muitas vezes consomem drogas xamânicas, mais naturais digamos assim.