Kingo Labs
O que aconteceu nos anos 90
Home » História » O que aconteceu nos anos 90?

O que aconteceu nos anos 90?

Parece que tudo podia na televisão durante a década de 1990, talvez pelo fato de que a democracia recém havia voltado no Brasil. Nos esportes, vencemos uma Copa do Mundo e perdemos Ayrton Senna. Teve o fim da Guerra Fria, da União Soviética e a queda do Muro de Berlim. Quem também caiu foi Collor. Relembre os fatos da década de 90.

O que aconteceu nos anos 90?

A década de 1990 ficou marcada por diversas atividades importantes na política mundial que podem ser sentidas ainda hoje. O planeta viveu uma tensão por anos em relação a Guerra Fria, que teve um basta neste período. Nomes como Steven Spielberg, Romário e Nelson Mandela se tornaram conhecidos no mundo inteiro.

Reunificação da Alemanha

A década começou com a Reunificação da Alemanha. O Muro de Berlim havia sido derrubado no fim de 1989 e faltava este passo. A partir de então, a Alemanha Unida passou a ser considerada uma continuação da República Federal e não uma sucessora, carregando inclusive o histórico esportivo. A unificação passou a vigorar em 3 de outubro de 1990.

Fim da União Soviética

A União Soviética acabou oficialmente no dia 26 de dezembro de 1991. A declaração serviu para reconhecer a independência de antigas repúblicas soviéticas, criando a Comunidade de Estados Independentes. A separação foi feita aos poucos, tendo começado em agosto daquele ano. Desde o começo do governo de Mikhail Gorbatchev a União Soviética vinha passando por uma abertura econômica, que teve esse desfecho.

O começo da União Europeia

O Tratado de Roma, assinado em 1957, deixou clara as bases para a formação de um bloco econômico na Europa. Mas, foi somente em 7 de fevereiro de 1992, com o Tratado de Maastricht, que foi criada a União Europeia, passando a vigorar em 1º de novembro de 1993. O objetivo era facilitar o livre movimento de produtos, pessoas, serviços e capital.

No Brasil, o impeachment de Collor

Fernando Collor de Mello derrotou Lula nas eleições e assumiu a presidência da República em 15 de março de 1990. Entre setembro e dezembro de 1992, organizaram o seu impeachment, concluído no dia 29 do último mês daquele ano. Perdeu os direitos políticos por 8 anos e Itamar Franco assumiu em seu lugar. Como presidente fez o Plano Collor, que bloqueou as contas em bancos, segurou a inflação, mas depois gerou recessão.

É TETRAAAAA

Três Copas do Mundo foram realizadas na década de 1990. A primeira delas disputada na Itália e teve a Alemanha como campeã, batendo a Argentina de Maradona na final. O Brasil, aliás, terminou eliminado nas oitavas de final pelos hermanos. Foi o terceiro título dos alemães, que se igualaram aos donos da casa e aos brasileiros.

O Brasil foi para os Estados Unidos desacreditado, a Seleção foi crescendo aos poucos e conseguiu chegar na decisão contra a Itália. Quem ganhasse seria o primeiro tetracampeão mundial. Era a mesma decisão de 24 anos antes. Romário e Beteto não conseguiram balançar as redes e Taffarel brilhou nos pênaltis. Quem não lembra da narração do Galvão?

O time verde e amarelo voltaria a decidir as duas Copas seguintes. Em 98 o penta acabou sendo adiado. Na final contra os donos da casa Zidane brilhou, Ronaldo estava com sérios problemas e eles venceram por 3 a 0 sem muito esforço. Ainda assim o Fenômeno terminou como craque do torneio.

A morte de um herói

Se em 1994 o Brasil conquistou a Copa do Mundo, o título serviu para aliviar os corações apaixonados por esporte. Poucos meses antes, no dia 1º de maio, Ayrton Senna havia morrido após bater com tudo na Curva Tamburello, durante o Grande Prêmio de San Marino. O piloto e a Seleção perseguiam o tetracampeonato mundial.

A estreia do Real

O Plano Real começou no dia 27 de fevereiro de 1994, durante o governo de Itamar Franco. Primeiro uma medida provisória estabeleceu as regras para a conversão de valores monetários, determinando o lançamento da nova moeda. Serviu para estabilizar a economia do país, que vivia dias onde os preços dos produtos eram um pela manhã e outro durante a tarde.

Fim do Apartheid

O Apartheid chegou efetivamente ao fim na África do Sul em 1994, quando Nelson Mandela foi eleito presidente do país. Ele tentou unir os negros e os brancos sob uma única nação. Mandela sentiu na pele o regime de segregação racial durante os anos em que ficou na cadeia. Utilizou a Copa do Mundo de Rugby para tornar o país unificado, como foi mostrado no filme Invictus.

Lançado o Windows 95

A Microsoft lançou em 1995 o Windows 95, um sistema operacional que rodava em 16/32 bits. Foi o principal lançamento daquela década na questão de informática, possibilitando que os serviços pudessem ser realizados muito mais rápidos. Permitia que até quatro programas fossem abertos ao mesmo tempo. A inovação chegou no Brasil custando cerca de R$ 2 mil, considerando a inflação, algo superior a R$ 9 mil.

Nasceu o Google

Hoje o site mais utilizado do mundo, o Google foi inaugurado em 4 de setembro de 1998. A empresa foi criada por Larry Page e Sergey Brin, na época estudantes da Universidade de Stanford. Desde o começo tinham como objetivo “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”. Hoje em dia o Google tem mais de um milhão de servidores espalhados pelos quatro cantos da Terra.

Mamonas Assassinas

A banda Mamonas Assassinas foi formada em 1990 e em 1995 lançaram um disco que contém músicas presentes na cabeça de muita gente, mesmo após duas décadas. Inicialmente o nome era Utopia, mas foi um fracasso. Com letras cômicas e uma nova pegada, o sucesso foi repentino. Tudo acabou no dia 2 de março de 1996, quando o jato executivo em que voavam bateu na Serra da Cantareira.

Foram criados os DVDs

Utilizando tecnologia óptica superior, com padrões melhorados de compressão de dados, os DVDs foram criados em 1995. Os primeiros aparelhos que rodavam o novo formato de mídia passaram a serem vendidos no Japão, em novembro de 1997 e nos Estados Unidos em março do ano seguinte. Os antigos VHS só começaram a perder espaço em nosso país lá em 2003.