Essa é uma das expressões mais clássicas, certamente você já ouviu dezenas de vezes. Bom, caso você tenha menos do que 15 anos, pode ser que não conheça. “Enganei o bobo na casca do ovo” era bem comum no século XX e até começo do século XXI, para se referir a pessoas que caiam em pegadinhas ou eram enganadas facilmente. Quer saber a origem dessa expressão? Confira a seguir.
Quando utilizar a expressão “enganei o bobo na casca do ovo”?
A expressão “enganei o bobo na casca do ovo” já foi mais popular. Hoje em dia as pessoas praticamente não falam mais, sendo substituída por outros termos, como trolada e “caiu na fake news”. Geralmente era utilizada quando uma pessoa era enganada e nem percebia que havia sido ludibriada. Assim esta pessoa seria a boba, o problema é de onde que vem a casca do ovo.
Dia da Mentira
Desde o início do século XVI, na França, o Ano Novo começava em 25 de março, junto com a Primavera. Nessa época as festividades seguiam até o dia 1º de abril. O rei Carlos IX da França decretou a adoção do calendário gregoriano a partir de 1564, com o ano começando em 1º de janeiro. Alguns franceses continuaram comemorando no dia 1º de abril.
No Brasil a tradição de utilizar esta data como dia dos bobos ou dia da mentira surgiu em Minas Gerais. Em 1848 rolou um boato de que Dom Pedro havia morrido, sendo desmentido no dia seguinte. A partir disso todos os anos surgem mentiras no 1º de abril. A expressão “enganei o bobo na casca do ovo” passou a ser uma das mais comuns neste dia.
Como surgiu essa expressão?
Não se sabe ao certo como surgiu a expressão “enganei o bobo na casca do ovo”. Assim como a brincadeira do fusca azul, por exemplo, são apenas teorias para indicar esse surgimento. Uma delas aponta para um desafio proposto pela Princesa Isabel, que duvidava que alguém poderia deixar um ovo em pé.
Existem outras hipóteses, como uma que indica o ataque de animais nos galinheiros, furando ovos que depois eram vendidos normalmente. Pode ter surgido após um comerciante ter furado ovos de propósito e entregues a um cliente. Ou apenas por rimar, bobo com ovo, sem ter muitos mistérios. A verdade é que essa expressão é famosa no Brasil inteiro.
A expressão surgiu por causa da Princesa Isabel
Uma teoria aponta que a Princesa Isabel afirmava ser impossível manter um ovo em pé. De acordo com ela, isso não seria possível já que o ovo não possui um ponto de equilíbrio para ficar em contato com uma base. Então todos os membros da família real e os empregados reais decidiram tentar vencer esse desafio.
Um homem que nada tinha relação com Princesa Isabel ou com membros da família real ficou sabendo da questão. Depois de muitas tentativas, conseguiu marcar um encontro com a alteza, no fim da tarde, já começo da noite. Ele havia feito alguns testes em sua casa e chegado a uma solução para o problema apresentado.
Na verdade este homem teria conseguido deixar um ovo em pé, mas este teria sido cozido anteriormente. O encontro foi marcado para o começo da noite, onde as testemunhas não conseguiriam perceber esse fator. Assim ele forçou o ovo contra a bancada, quebrando sua casca e deixando na posição vertical. Logo “enganou o bobo na casca do ovo”.
A expressão surgiu devido a um comerciante
Outra alternativa para essa expressão diz que um comerciante muito mesquinha, que só pensava em lucrar cada vez mais, foi procurado por um nômade abastado conhecido por Hastày. O comerciante se chamava Dérik e teria recebido uma encomenda de 150 dúzias de ovos do nômade, que estava partindo após a colheita do arroz.
A ideia do homem era alimentar 34 pessoas durante o inverno que estava chegando em Tegmo, a cidade da história. Pensando em lucrar sem ser ético, Dérik fez furos nos ovos e retirou o conteúdo interno. Enquanto isso Hastày pensava estar comprando ovos de qualidade, mal sabia ele. Assim enganou o bobo na casca do ovo.
A culpa foi dos gambás
Uma história conta que gambás e outros animais encontrados em áreas rurais iam até galinheiros e faziam alguns furos nos ovos, buscando comer a gema e a clara. Deixavam só a casca no ninho. Para não saírem perdendo nessa história, os criadores de galinha misturavam estes ovos com outros em perfeitas condições e levavam para vender. Quem comprava acabava saindo de bobo, enganado na casca do ovo.
A ideia era se alimentar escondido
Semelhante ao que era feito pelos gambás, algumas pessoas atacavam geladeiras e faziam pequenos furos nos ovos, retirando a clara e a gema, que poderiam ser utilizadas para fazer bolos ou pães. Deixavam os ovos na geladeira de propósito, para alguém depois pegar e perceber que estavam vazios. Essa possibilidade une a vontade de se alimentar e de enganar outra pessoa.
Surgiu apenas porque rima
Criança adora palavras que rimam, assim pode ter surgido a expressão “enganei o bobo na casca do ovo”. Até porque era falado normalmente pelos pequenos, não sendo comum no diálogo entre adultos. Logo as palavras bobo e ovo combinam, e são fáceis de memorizar. Então alguém teria falado e a partir disso ganhou popularidade.
Enganei o bobo apareceu no Chaves
Essa frase é tão clássica que apareceu no seriado Chaves, pelo menos na dublagem para o Brasil. Em um dos episódios o personagem principal faz pequenos furos em alguns ovos que estavam no restaurante da Dona Florinda e retira o liquido de dentro. A atividade praticada junto com Chiquinha não demorou para ser descoberta.
Como furar um ovo?
É possível esvaziar o ovo sem quebrar, dessa forma você vai poder enganar o bobo na casca do ovo. Para isso, tenha um prato, uma agulha e um palito de dente. Procure pela parte mais sensível do ovo, geralmente em baixo, e utilizando a agulha tenha calma para perfurar, depois é só retirar o liquido.