Kingo Labs
lua de sangue
Início » Ciência » Eclipse lunar e o que ele causa na vida terrena

Eclipse lunar e o que ele causa na vida terrena

A cada ano a Terra passa por ao menos dois eclipses lunares. Esse tipo de fenômeno pode ser observado a olho nu, desde que o céu colabore. Existem registros milenares sobre essa condição e já um calendário indicando as próximas datas que vão acontecer. Mas o que eles causam na vida terrena? Quer saber mais? Veja a seguir.

O que é eclipse lunar?

O eclipse lunar acontece no momento em que a sombra da Terra oculta totalmente ou parcialmente a lua, sendo considerado um fenômeno astronômico. Na maioria das vezes pode ser observado a olho nu, desde que o céu não esteja nublado ou chovendo. Ele acontece quando a Terra, o sol e a lua se encontram em uma direção próxima, desde que o nosso planeta esteja no meio dos dois astros.

Veja também – Projeção Astral: saiba mais sobre o fenômeno

O eclipse lunar só acontece quando a lua está em sua fase cheia. Existem algumas classificações para este fenômeno, conhecidas como umbra e penumbra, onde umbra é a região em que não existe iluminação direta do sol e penumbra a região que fica com a iluminação bloqueada devido a passagem da Terra entre os dois astros.

Eclipse lunar

Quando acontece um eclipse lunar?

A cada ano acontecem ao menos dois eclipses lunares, podendo chegar até quatro ou mais. É possível prever o surgimento deles por meio do Saros, uma série desenvolvida na antiga Babilônia, contendo 70 eclipses cada um deles. Os eclipses começam sempre parciais e na mediada que chegam próximos a linha do equador tornam-se totais.

Próximos eclipses lunares

Por meio da astronomia é possível calcular quando irão acontecer os próximos eclipses lunares. O calendário aponta a data de 2 de julho de 2019 como mais próxima para o acontecimento desse fenômeno. Em 2020 devem acontecer quatro eclipses lunares, nos dias 10 de janeiro, 5 de junho, 5 de julho e 30 de novembro.

Eclipses lunares registrados

O eclipse lunar mais longo já registrado por cientistas aconteceu no dia 16 de julho de 2000, durando 1h47min01s. O segundo maior veio do dia 6 de julho de 1982, com 1h46min20s. A Agência Espacial Norte Americana (Nasa) já calcula o aparecimento desse fenômeno pelos próximos 30 anos. Existem registros de eclipses lunares desde antes de 1000 a.C.

O que o eclipse lunar causa na Terra?

Diferente do eclipse solar que pode causar problemas de visão às pessoas que olharem diretamente, principalmente durante o momento de escuridão total, o eclipse lunar não traz nenhum perigo a saúde dos seres humanos. As principais questões relacionadas a este fenômeno estão no campo da astrologia, aí vai de cada um, se acredita ou não.

Eclipses na astrologia

Segundo a astrologia, os eclipses representam uma pressão para o rompimento. O sol e a lua, um de cada lado, podem fazer uma espécie de confronto, assim a energia dos astros pode deixar as nossas decisões com falta de clareza. Quem leva a sério estas questões não devem resolver algum assunto sério numa semana de eclipse, para evitar decisões equivocadas.

A astrologia diz ainda que com a movimentação da lua durante a semana, algumas situações novas podem aparecer. Essa condição pode afetar o comportamento dos humanos, que encontram mais desafios neste período. Ações de todas as áreas podem ser influenciadas e não devem ser feitas de maneira impulsiva para evitar problemas maiores.

Eclipse lunar prejudica a agricultura?

Não. O eclipse lunar não causa prejuízos para a agricultura, embora alguns agricultores acreditam que ele pode ser danoso, principalmente se acontecer duas semanas antes ou depois de um eclipse solar. Aliás, os eclipses solares sim podem deixar problemas para quem vive do campo, relatos sobre o assunto são tratados desde os tempos bíblicos, embora não existam estudos aprofundados sobre o tema.

Eclipse lunar deixa a pessoa mais fraca?

Cientificamente não existe nada comprovado sobre os efeitos causados por um eclipse lunar no corpo humano. A astrologia aponta a presença maior de força dos corpos celestes, que podem deixar o organismo mais sobrecarregado e cansado. Faça o teste você mesmo e perceba se na semana do próximo eclipse foi afetado de alguma maneira.

Lua de sangue

A lua de sangue acontece quando o satélite natural da Terra é totalmente encoberto. Ela fica com um tom avermelhado, por isso recebe este nome. É bom ficar atento que os eclipses não são visíveis em todos os locais do planeta, as vezes aparecem em um continente e em outro não. Lua de sangue é um termo que se popularizou nos últimos anos e ganhou destaque na mídia.

Etapas de um eclipse lunar

O eclipse penumbral começa assim que a sombra da parte mais clara da terra, a externa, começa a se mover pela lua. A sombra continua se movimentando até chegar ao fim. A última etapa deste ciclo é concluída com o afastamento da sombra da Terra. Tem este nome devido a penumbra que causa.

O eclipse parcial acontece quando a parte mais escura da sombra da Terra, central, passa a encobrir o nosso satélite natural. É concluído quando a umbra do planeja sai totalmente da superfície lunar.

E tem ainda o eclipse total, que inicia assim que a umbra da Terra atinge totalmente a lua, deixando o corpo celeste com a cor avermelhada. Chega ao fim assim que a umbra passa a se afastar da face lunar. O ponto mais alto do eclipse total é conhecido como eclipse máximo.

Horário dos eclipses lunares

Não existe um horário definido para o acontecimento deste fenômeno. Ele pode surgir durante a tarde, à noite, na madrugada ou mesmo de manhã. Se o céu estiver escuro ficará mais fácil para perceber e aproveitar a beleza proporcionada. Com um telescópio fica mais fácil de observar.

Diferenças entre eclipse lunar e solar

A principal diferença entre os dois fenômenos é que o eclipse lunar pode ser visto por qualquer parte da Terra que esteja apontada para lua naquele momento, enquanto isso, o eclipse solar tem um caminho traçado a percorrer. Outra diferença é o tempo de duração, onde os lunares passam de 1h e os solares não mais do que 7 minutos.