Diferente do que muita gente pensa, o céu não é azul porque reflete os oceanos, afinal a água é transparente. Então como o céu seria azul por refletir algo sem cor? Por isso esse não é motivo do nosso céu ser pintado por essa linda cor.
Outras pessoas pensam que o céu possui essa tonalidade por ser muito longe para enxergamos, mas esse também é um equívoco. Muitas teorias foram desenvolvidas antes de chegarmos ao real motivo.
Na verdade, trata-se de um efeito que dispersa a luz solar através das camadas de gases que envolvem nosso planeta Terra. Mas como isso acontece? Bom, pra compreender isso é preciso saber de alguns conceitos básicos sobre a luz, que iremos explicar logo mais.
Luz
A luz se movimenta em ondas tão pequenas, que são imperceptíveis aos nossos olhos. Algo semelhante acontece com a internet, quando ligamos um aparelho wifi estamos fazendo ele gerar ondas que apenas nossos equipamentos eletrônicos podem interagir. Assim, também acontece com as ligações telefônicas, ondas de rádios, etc. Toda a nossa comunicação é levada por ondas.
Mas quando focamos na claridade emitida pelo sol temos que compreender que ela é branca, que é uma mistura de cores que são visíveis para nós, algo que podemos perceber quando vemos um arco-íris formado no céu. Cada uma dessas cores possui um comprimento de onda diferente, o azul é justamente o que possui o menor comprimento de onda.
Já o vermelho é a cor que possui o maior comprimento de onda, por isso em muitas imagens de espectros de cores que você pode ter visto eles, estão em lados opostos. Muitos times de diferentes esportes, que são rivais também utilizam essas duas cores, para simbolizar que são opostos, alimentando assim sua rivalidade.
Mas por que o céu é azul?
Quando você coloca uma luz direcionada em um prisma, sua cor é dividida em sete cores, assim podendo ver algo semelhante a um arco-íris. A nossa atmosfera funciona de maneira semelhante, nela existem pequenas partículas de ar, água e poeira.
A luz do sol esbarra em milhares dessas minúsculas partículas presentes na nossa atmosfera, a única cor compatível com essas partículas é o azul, por ter o menor comprimento de onda. Então essas partículas absorvem essa luz e rebatem a cor azul pintando todo nosso céu.
A cor azul possui uma frequência de ressonância muito semelhante à dos átomos, o oposto acontece com a cor vermelha. Por isso o azul movimenta os elétrons de suas camadas atômicas com mais facilidade que a os seus “rivais”. Isso causa um atraso na sua emissão, fazendo com que as partículas acabem o reemitindo em todas as direções.
Porém quando o céu está com nevoa, cerração ou muito poluído, as partículas que estão nele são bem maiores que as que costumam estar, por isso elas acabam refletindo mais cores, o que faz com que o céu fique com uma cor próxima ao branco. Afinal, a cor da luz do sol que origina todas as cores do nosso céu é justamente a branca.
Se o céu é azul, por que as nuvens são brancas?
As nuvens são compostas de inúmeras gotículas de água que evaporam dos nossos rios, mares, oceanos e das superfícies em gerais, outra parte que as compõem são pequenos cristais de gelo, que se formam pela mudança de temperatura ao chegarem em grandes altitudes.
Mesmo a água evaporando de mares e oceanos, que costumam ter água salgada, devido a temperatura de ebulição do sal, ele acaba não subindo com ela, por isso a nossa chuva, sempre contém apenas água doce. Mesmo quando chove em ilhas desertas, cercadas pelo oceano. Caso o sal evaporasse e compusesse as nuvens, a sua coloração também seria alterada, porque causaria alterações na sua composição.
Nuvens funcionam como prismas refletindo todas as cores e dando a sensação de serem brancas. Esse efeito se dá pelo formato ideal dos cristais de gelo que as compõe, que conseguem ser grandes o suficiente para refletir todas as cores. Porém, quando há uma grande quantidade de nuvens concentradas, devido as suas sombras projetadas umas nas outras, elas acabam tomando uma tonalidade mais acinzentada.
Por que o pôr do sol é vermelho?
Quando chega perto do anoitecer vemos que a cor do céu muda do azul para o vermelho, mas porque isso acontece? Bom, é o que veremos a seguir. Assim como citado no exemplo anterior, tudo gira em torno dos comprimentos das ondas.
Durante o entardecer, a camada da atmosfera que a luz tem que percorrer para se tornar visível é muito maior, como o azul possui uma onda muito pequena, ela não consegue atravessar essa camada e acaba sendo dispersada no processo. Porém, o vermelho e o laranja por terem suas ondas com um comprimento considerável, conseguem vencer essa batalha com a atmosfera e pintam nosso céu, antes do anoitecer.
Porque o universo é escuro?
Fora do nosso planeta não existe atmosfera, apenas o vácuo e nele a luz do sol acaba não sendo dispersada. Devido a isso, ela vem diretamente para quem está olhando. Causando a sensação que fora de um planeta é sempre noite, porque parece estar tudo escuro.
O responsável por dispersar a luz como vimos antes, são as moléculas de ar, água e poeira, por exemplo, algo que não ocorre no espaço. Mas se observamos os outros planetas vemos que nem todos possuem a mesma cor que nosso, isso acontece porque a atmosfera deles não necessariamente possuem as mesmas moléculas do que o nosso. Existem planetas que são compostos apenas de gases, muitos deles que seriam letais para ser humano, mas que acabam gerando uma coloração única para o planeta.
Por exemplo Marte, que é conhecido como o planeta vermelho, devido a sua falta de atmosfera, acaba por impedir que tenha uma coloração semelhante ao da Terra, a sua cor se dá pela alta concentração de oxido de ferro em sua superfície. Esse é um dos muitos casos apenas no sistema solar de planetas com as mais diferentes colorações.