Kingo Labs
sociedades secretas
Início » Teorias » Sociedades secretas: conheça as principais

Sociedades secretas: conheça as principais

Ao longo da história da humanidade as populações puderam presenciar o surgimento e a finalização de diversas sociedades, muitas delas secretas. Esse termo pode ser utilizado de diferentes formas, já que as vezes uma delas nem é tão secreta assim. Quais as sociedades secretas mais curiosas? Quer saber mais? Veja a seguir.

O que são sociedades secretas?

Sociedades secretas são associações que possuem conhecimentos compartilhados somente entre os seus membros e não com as pessoas de fora do grupo. As sociedades secretas são atividades pós-modernas, criadas com diversos propósitos, que podem ser políticos, sociais, econômicos e religiosos. Algumas delas são acusadas de esconderem segredos que seriam importantes para a evolução do mundo.

Veja também – Espécies alienigenas: conheça as mais populares em teorias

Sociedades nem tão secretas

Existem sociedades secretas que nem temos notícias, talvez essas sejam secretas de verdade. A maioria dos exemplos de sociedades secretas praticam atividades e rituais que são conhecidos apenas por seus seguidores, apenas uma pontinha do iceberg acaba sendo revelada.

Sociedade Teosófica

Quem faz parte da Sociedade Teosófica acredita que existe um mundo oculto, no qual os que vivem na realidade física dificilmente conseguem ter acesso, a não ser por meio da realização dos rituais secretos que eles praticam. Esse grupo foca no estudo de diferentes crenças e tentam buscar novos ensinamentos levados por diferentes religiões encontradas no planeta.

Não se importam com a religião dos membros, que são aceitos somente após concordarem com os termos que incluem estudos sobre filosofia, religião e ciência, além de investigarem leis que ainda não foram explicadas. Esse grupo foi bastante popular no século XIX, mantendo diversos centros em diferentes pontos da Terra, até mesmo em nosso país. Segundo eles, os humanos estão presos aqui e devem evoluir para buscar a divindade.

Thelema

Essa sociedade secreta foi criada em 1895 por um químico austríaco chamado Carl Kellner. Segue uma ordem ocultista, misturando com misticismo oriental e estudos da filosofia alemã, propostos por seu criador. Segundo esse tipo de crença, as pessoas devem descobrir a sua Verdadeira Vontade. Um dos seguidores famosos foi Raul Seixas, que utilizou alguns dos segredos em letras de músicas.

Ekpe

É uma sociedade secreta antiga que continua ativa no século XXI. Foi criada na Nigéria, ganhando espaço também em Cuba. De acordo com eles, Ekpe é um espirito mistério que vive no mato e consegue conduzir cerimônias da sociedade. Os membros dessa sociedade atuariam como mensageiros dos antepassados. Apenas homens podem participar, iniciando a partir da puberdade.

Illuminati

Essa provavelmente é a sociedade secreta mais famosa que existe. É o nome dado a várias sociedades secretas e outras que nem existem, são apenas suposições. A primeira a adotar este nome foi a Illuminati da Baviera, na Alemanha, surgida durante o iluminismo, em 1776. O objetivo era se opor aos dogmas da igreja, ao poder do estado e vencer o obscurantismo.

Na Alemanha o movimento não durou muito tempo, sendo intitulados de livres-pensadores, sendo mais radicais do que os iluministas. Existem poucas provas de que o grupo tenha sobrevivido até o século XIX, a partir daí diversos grupos passaram a se apropriar do nome, desenvolvendo os seus próprios rituais e afirmando serem Illuminati. Nos Estados Unidos acabou ganhando grande fama em relação as teorias de conspiração e ligado a Nova Ordem Mundial.

Maçonaria

Outra sociedade secreta bem conhecida é a franco-maçonaria, ou apenas Maçonaria. É considerada uma sociedade secretar e filosófica. Seus membros são discretos e procuram não chamar muita atenção, embora sejam na maioria filantrópicos. Defendem principios de liberdade, democracia, igualdade e fraternidade, semelhantes aos da Revolução Francesa.

Geralmente os maçons se encontram em locais descritos como células autônomas, que podem ser oficinas, ateliers ou lojas. Segundo estimativas, existem cerca de 3,6 milhões de pessoas que praticam a maçonaria espalhadas pelo mundo mundo, somente nos Estados Unidos vivem 1,5 milhão. Por muitas vezes a Maçonaria foi ligada a religião, onde devem atuar sobre o Grande Arquiteto do Universo.

Filhos da Liberdade

Quando os Estados Unidos ainda não era essa potência igual hoje em dia, Trezes Colônias faziam parte do território. Naquela época um grupo secreto de patriotas criou a sociedade Filhos da Liberdade. A ideia era defender os direitos dos colonos e protestar contra o aumento de impostos e corrupção.

Primeira Igreja Satânica

No dia 31 de outubro de 1999 foi fundada a Primeira Igreja Satânica, por Karla LaVey, que tinha como objetivo manter vivo o legado de seu pai, Anton LaVey, que escreveu a Bíblia Satânica. Embora tenha este nome, eles chegaram a organizar um evento para ajudar as vítimas do Furacão Katrina. Outra curiosidade é que a fundadora apresenta um programa de rádio todas as manhãs.

Cientologia

Participantes da cientologia já foram acusados de praticar lavagem cerebral em seus membros, aliás, alguns deles são bem famosos como os atores Tom Cruise e John Travolta. Segundo o preceito, os homens devem tomar decisões que ajudem a deixá-los vivos, não deixando influenciar-se por questões emotivas ou memórias negativas.

Wicca

A Wicca é uma sociedade secreta que pratica o xamanismo, o druidismo e o vodu. São questões ligadas a bruxaria que incluem a realização de feitiços. Alguns participantes desse grupo acreditam fielmente na capacidade da mente e que com ela conseguem realizar rituais, recebendo ainda a ajuda de deuses.

Eles realizam rituais em caldeirões, em grupos de no máximo 13 pessoas. Antes de se tornar um membro é necessário passar pelo ritual de iniciação e jurar que nunca irá revelar os segredos vivenciados junto com o grupo. Muitas vezes acabam sendo confundidos com adoradores do diabo, já que cultuam deuses com chifres, como Ceturno, assim muitos deles acabaram sendo queimados vivos durante a Idade Média. Ao longo dos anos muitos wiccanos negaram suas crenças.

Cabala

Madonna é uma das seguidoras da Cabala, que une diversos conceitos esotéricos que vieram do judaísmo. Eles acreditam que os ensinamentos originais foram transmitidos a Moises e Adão por Deus. A Cabala é bem antiga, do primeiro século. O grupo explora alguns conceitos misteriosos, como as Emanações Divinas e os Sefirot. Os cabalistas acreditam na evolução das almas até atingir um nível máximo.