Kingo Labs
revolução Bolchevista
Home » História » A Revolução Bolchevista e seus segredos

A Revolução Bolchevista e seus segredos

A Rússia vivia sobre o domínio do czar Nicolau II até 1917. Inicialmente ele foi deposto, depois vieram os Bolcheviques e derrubaram o governo provisório. Quem eram os líderes dos Bolcheviques? Como eles conseguiram conquistar a população? O que aconteceu com o czar?

Confira essas respostas a seguir e aprenda outros segredos.

O que foi a Revolução Bolchevista?

Revolução de Outubro, Revolução Vermelha e Revolução Bolchevique são a mesma coisa. Trata-se da segunda etapa da Revolução Russa de 1917, acontecia após a Revolução de Fevereiro daquele mesmo ano. Liderados por Lenin, os Bolcheviques decidiram atacar o governo provisório no dia 25 de outubro. Foi a primeira revolução deste tipo acontecida no século XX.

Quem eram os Bolcheviques?

Bolchevique é uma palavra que na língua russa significa “majoritário”. Estes eram membros do Partido Operário Social-Democrata Russo. Defendiam mudanças totais na forma como o governo administrava o país, defendendo uma revolução socialista armada. Assim que conseguiram ascender ao poder, o nome foi trocado para Partido Comunista de Toda Rússia.

O começo da Revolução Bolchevique

Até o começo do século XX a Rússia sofria com um governo monarquista e opressor. A economia ainda não havia se desenvolvido, enquanto outros países como Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra já eram potências, na Rússia destaque apenas para os produtos rurais. Quando decidiram entrar na Primeira Guerra Mundial, o que já era ruim ficou ainda pior.

No fim de 1916 a Rússia estava à beira do colapso. Na sequência realizaram algumas passeatas pelo país, protestando contra a falta de alimentos. No dia 15 de março de 1917 o czar Nicolau II foi deposto, onde ele e toda a sua família foram mortos. A partir de então começou a Revolução Russa, a primeira fase em fevereiro e depois em outubro.

Dois poderes na Rússia

Logo após a revolução de fevereiro, o país passou a ser controlado por dois modelos. O Governo Provisório que adotou o estilo parlamentar e o Comitê Central do Soviete de Petrogrado, que contava com apoio de socialistas. Os Bolcheviques se tornaram opositores desse modelo no fim de abril.

O crescimento dos Bolcheviques

Os Bolcheviques passaram a crescer investindo em propagandas, principalmente no maior jornal do país, o Pravda. Em julho o desabastecimento continuava na Rússia, assim os Bolcheviques se mostravam do outro lado, comandaram ainda luta contra o General Lavr Kornilov, comandante do Exército, que foi derrotado sem um tiro disparado.

Em agosto de 1917 eles conquistaram mais de 30% dos votos para as eleições municipais. O grande pulo foi manter apoio aos conselhos operários, enquanto outros partidos seguiram caminhos distintos. Depois foi a vez de Trotsky ser eleito presidente da Seção Trabalhista do Soviete de Petrogrado.

Quem governava a Rússia antes da Revolução Bolchevique?

Os Bolcheviques derrubaram o governo provisório que havia sido instalado após os primeiros meses de 1917. Antes disso o país vivia sobre domínio do czar Nicolau II. Ele foi o último Imperador da Rússia. Era ainda Rei da Polônia e Grão-Duque da Finlândia. Governou o império russo de 1º de novembro de 1894 até 15 de março de 1917.

Nicolau II estava retornando para a capital em um trem, quando foi detido e forçado a renunciar o trono. Ele e sua família foram levados para diferentes lugares, até a execução na madrugada do dia 16 para 17 de julho de 1918, além dele morreram sua esposa, seu filho, quatro filhas, o médico, um servo, a camareira e o cozinheiro. A medida foi tomada para que ninguém viesse a requerer o trono.

Quem foi Vladimir Lenin?

Vladimir Ilyich Ulyanov nasceu no dia 22 de abril de 1870 e viveu até 1924. O maior feito de sua vida foi ter liderado a revolução comunista em território russo. Ele liderou o país entre 1917 e 1918, que depois veio a se tornar União Soviética, se mantendo no poder até 1924. Foi durante o seu comando que a Rússia se tornou socialista e unipartidária, seguindo ideologias marxistas.

Desde 1893 Lenin vinha crescendo no cenário nacional, chegou inclusive a ser influenciado pelo partido Social-Democrata da Alemanha. Fez com que os Bolcheviques passassem a ter um papel de destaque após os eventos da Revolução de 1905. Chegou a ser preso durante a Primeira Guerra Mundial. Já em outubro de 1917 ele acreditava que os Bolcheviques deveriam liderar uma insurreição contra o governo.

Quem foi Trotski?

Leon Trotski nasceu em 1878 e viveu até 1940. Foi um dos maiores lideres durante a Revolução Bolchevique. Quando Lenin morreu, passou a ser o principal opositor de Stalin na luta pelo poder no país. Antes, ele pensava que era necessário unificar todas as facções social-democratas, mas passou a se aliar aos Bolcheviques.

Assim que os Bolcheviques assumiram o poder em território russo, Trotski se tornou Comissário do Povo para os Negócios Estrangeiros e tinha como objetivo negociar o armistício militar com outras potências, como a Alemanha e seus aliados. Outra função importante de Trotski foi quando ele conduziu a formação do Exército Vermelho, que superou o Exército Branco na Guerra Civil Russa.

Quando aconteceu a Revolução Bolchevique?

Pode acontecer uma confusão quando se fala em data para a Revolução Bolchevique. Ela eclodiu no dia 25 de outubro de 1917 seguindo o calendário juliano, que está alguns dias atrasado em relação ao calendário gregoriano, onde a Revolução Bolchevique foi registrada no dia 7 de novembro. Para efeitos históricos, é considerada a primeira data.

Partidos russos antes dos Bolcheviques

Antes da Revolução Russa, onde todos os partidos políticos foram extintos, existiam outras representações propondo diferentes fins para a sociedade local. Um deles era o Partido Operário Social-Democrata Russo, com intuitos sociais e marxistas, existia o Partido Socialista Revolucionário, que ganhou força após a Revolução de Fevereiro, contando com intelectuais jovens.

No país era possível encontrar também os Monárquicos, que unia cadetes buscando manter o império. Oficialmente eram chamados de Partido da Liberdade do Povo, compostos por liberais ricos, depois passou a ser chamado de Primeiro Governo Provisório, caindo em abril de 1917. Outros intelectuais eram membros do Trudoviques, na tradução Grupo Trabalhista.