Você sabia que treinar a redação dissertativa-argumentativa ajuda no desenvolvimento da sua capacidade de negociação?
Temida e exigida no vestibular, concurso e no ENEM, a redação é um exemplo perfeito de como estruturar o raciocínio com lógica e argumentos válidos, sempre com base no respeito e isenção. D
essa forma, diferentemente da redação descritiva ou outros estilos, ela ajuda a criar uma forma de pensar perfeita para argumentação.
E como você já sabe, saber argumentar é um passo fundamental para negociar bem. Por isso é interessante conhecer algum modelo de redação pronta para qualquer tema, para que assim se possa praticar corretamente.
Claro que de nada adianta o modelo, se não há esforço e pesquisa. Unindo essas três frentes, sua negociação vai melhorar muito, pois terá mais objetividade, adequação à realidade, repertório e ótimas conclusões. Entenda melhor cada um desses pontos a seguir.
Ensina a ter mais objetividade
Enquanto você está elaborando sua argumentação, para provar um ponto através da dissertação argumentativa, sua mente treina essa estrutura, criando novas ligações neurais, que serão ativadas todas as vezes que tiver que argumentar, seja por escrito ou falando.
Dessa forma, ao invés de dar voltas que dispersam, você aprende a manter a objetividade, deixando toda a comunicação limpa, voltada para o tema que de fato importa.
Por exemplo, o ato de fazer o esqueleto de redação antes de escrever, te ajuda a pensar em tópicos, mantendo não apenas a objetividade, mas também a linha de raciocínio, passando com mais eficiência a sua mensagem.
Treinar periodicamente essa estrutura, de forma escrita, te ajuda a esquematizar sua tese, com introdução e conclusão pertinentes e lógicos, passando assim para a forma oral também.
Foca em fatos ao invés de achismos
Além disso, praticar a escrita baseada em fatos e não apenas ideias e ideais, vai te ajudar a escrever melhor, consequentemente, pensar melhor antes de falar, verificando suas fontes e mostrando ao outro como uma conversa saudável e construtiva pode ser muito mais edificante do que aquelas pautadas em ideias preconcebidas e títulos de matérias rasas.
Acredite, isso vai te ajudar muito a convencer o outro das suas ideias, pois não há argumentos – bons – contra fatos bem sedimentados e explicados. Por isso, é muito interessante procurar sempre ler bastante e estar por dentro de tudo o que acontece, o que nos leva ao próximo tópico.
Te impele a ter um repertório mais amplo
Qualquer redação base, dessas mais simples e iniciais, já te leva a buscar conhecimento em diferentes áreas, aumentando o seu repertório.
Isso porque geralmente conta com temas atuais, que te levam a essa busca de conhecimento em áreas que você provavelmente não teria o interesse em explorar, por não serem temas dos mais interessantes para seu dia a dia, apesar de relevantes para a sociedade.
Mostra como criar uma proposta de intervenção plausível
De nada adianta um discurso lindo, rico em pontos válidos, se você não amarra todas as pontas com uma proposta plausível e interessante para a solução do impasse.
É isso o que a proposta de intervenção, obrigatória no último parágrafo da redação do ENEM, te ajuda a construir – um final adequado e que te ajuda a finalizar uma negociação ganha-ganha.
Nesse exercício para praticar redação, você vai encontrar temas para pesquisar, se aprofundar e escrever, deixando sua argumentação e proposta de intervenção (solução) impecável. Tire algum tempo, todos os dias, para escrever, corrigir, reescrever e aprimorar sua negociação, através da prática de redações dissertativo-argumentativas.