Kingo Labs
Quando será o Apocalipse
Início » Religão » Quando será o Apocalipse?

Quando será o Apocalipse?

Muita gente considera o apocalipse o fim do mundo, mas será que é bem assim? Esse termo é bíblico, onde existe um livro tratando sobre o assunto. As palavras apresentadas no livro sagrado foram interpretadas de maneira errônea, gerando confusão. Mesmo assim, as guerras são sinais de que o apocalipse está chegando.

Quer saber mais sobre este assunto? Confira a seguir.

Quando será o Apocalipse?

Fome, guerras e terremotos. O apocalipse está chegando? Não é possível cravar exatamente quando será e se realmente irá acontecer, embora exista um relógio para indicar este tempo. Na verdade, apocalipse é um termo bíblico, que acabou se difundindo como representação do fim do mundo, embora não seja bem assim.

O que é Apocalipse?

A palavra apocalipse vem do grego apokálypsis, que significa “revelação”. Para judeus e cristãos, o apocalipse é a revelação divina que estaria guardada somente a um profeta escolhido por Deus. O significado verdadeiro da palavra ficou confuso, já que as bíblias em língua portuguesa contam com a palavra Apocalipse e não Revelação.

Muitas pessoas utilizavam a palavra apocalipse como um sinônimo para “fim do mundo”. Segundo este livro bíblico, antes da batalha final os exércitos se reúnem na planície abaixo da colina de Megido. Acontece que “Har-Megido” foi traduzido erroneamente para Armagedom, que é identificado como batalha final de Deus contra a sociedade iníqua.

O mundo vai acabar?

Ao longo dos anos surgiram diversas previsões sobre o fim do mundo, como em 2000 ou 2012. Acontece que muitas delas estão relacionadas com o chamado apocalipse, onde Jesus Cristo retornaria para a terra e restauraria algumas questões. Dessa forma, as palavras passaram a ser sinônimos basicamente, embora a interpretação esteja equivocada.

Muitas pessoas seguem os ensinamentos religiosos com medo do Juízo Final, onde segundo a bíblia, quem não praticou os ensinamentos de Jesus ao longo da vida será punido severamente. Até criaram um relógio para definir a data do apocalipse, mas este baseado em guerras, que também são citadas na bíblia como sintomas deste acontecimento.

Interpretação cristã

Os cristãos acreditam que o livro de Apocalipse traz previsões sobre os últimos acontecimentos antes do retorno do Messias. Existem três interpretações: preterista, dizendo que as revelações foram feitas no passado; historicista, onde as revelações vão sendo feitas ao longo dos anos e futurista, indicando que as revelações serão feitas apenas no futuro.

Interpretação simbólica do apocalipse

Especialistas no assunto, que não consideravam as questões da fé para analisar os textos bíblicos dizem que as citações escritas em Apocalipse tratam sobre as perseguições realizadas pelos romanos contra os cristãos ao longo da história. Pensam que o apostolo João empregava a simbologia em suas palavras, para detalhar o sofrimento passado naquele período.

O que dizem as profecias bíblicas?

De acordo com a cultura protestante, João teria tido três visões de Jesus Cristo, como se fosse um anjo. Então teria sido informado sobre o que aconteceria até o fim do mundo. Para sobreviver seria necessário cumprir quatro pedidos do Novo Testamento, que são: Voltar-se para Deus, arrependimento dos pecados, confessar Jesus Cristo como Messias e batismo.

Dessa forma, os humanos seriam divididos entre os que aceitaram e os que não aceitaram Deus, considerados respectivamente santos e pecadores. A análise profética diz que os santos receberão o “céu eterno” e os pecadores o “inferno eterno”. Isso aconteceria no momento do Juízo Final, uma das últimas etapas do apocalipse.

O que vai acontecer antes do Apocalipse?

Ainda de acordo com as profecias bíblicas, os acontecimentos do apocalipse seriam divididos em nove etapas. A primeira delas seria a carta às igrejas, logo depois começariam pequenas catástrofes pelo mundo conhecidas como princípio das dores. Na sequência a abertura dos selos traria grandes terremotos e abalos celestes.

O anticristo assumiria o poder por 7 anos, período marcado por guerras. Fome, pestes, tsunamis e terremotos seriam comuns durante a ira de Deus. Na sexta etapa Jesus Cristo retornaria ao comando da Igreja Católica. Então aplicaria um governo global. Depois chegaria o Juízo Final, com a separação dos homens e por fim o Novo Céu e a Nova Terra surgiriam.

Relógio do Apocalipse

Conhecido por Relógio do Apocalipse ou Relógio do Juízo Final, ele foi criado em 1947 pelo comitê de diretores do Bulletin of the Atomic Scientists da Universidade de Chicago. Segundo esse dispositivo, os seres humanos estão quase atingindo a meia-noite, representada pela destruição do planeta. Os minutos são calculados de acordo com o nível-nuclear utilizado a cada período.

Desde que Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos o Relógio do Apocalipse aumentou 1 minuto. A contagem começou como 23h53min, chegando a 23h58min em 1953, quando norte-americanos e soviéticos testaram dispositivos termonucleares num período de nove meses. Chegou a descer para 23h43 em 1991 com o fim da União Soviética e a assinatura de tratados. Novamente marca 23h58min.

Papa Francisco é o anticristo?

Em relação as escrituras bíblicas, uma das passagens do livro Apocalipse fala sobre a tomada do poder pelo anticristo. Essa condição provavelmente se refere a Igreja Católica. O argentino Jorge Mario Bergoglio foi entronizado no dia 19 de março de 2013 como Papa Francisco, logo se passaram seis anos, lembrando que nas escrituras a data indicava sete anos para o anticristo.

Seus antecessores João Paulo II e Bento XVI também foram tratados como anticristo. Porém, acontece que o alemão abdicou do comando da Igreja Católica, pesando este fato para Francisco, que supostamente assumiu sem legitimidade embora tudo tenha ocorrido de maneira certa. O estilo do Papa também chama atenção dos teoristas da conspiração.

Bug do Milênio

Muita gente ficou desesperada no fim do último século com medo do apocalipse. A virada do milênio marcaria ainda o Juízo Final. Desde a década de 1970 pensavam que os computadores poderiam entrar em colapso por não conseguirem identificar a data 2000, isso causaria o Bug do Milênio.

Fim do mundo em 2012

Outra data bem famosa para o apocalipse foi 21 de dezembro de 2012. Acontece que a civilização Maia deixou um calendário que ia até esta data. Logo pensaram que como pararam de marcar o tempo, o mundo acabaria ali.