Kingo Labs
Por que japoneses tem olhos puxados
Início » Aleatórios » Por que japoneses tem olhos puxados?

Por que japoneses tem olhos puxados?

Longe da terra do sol nascente, os japoneses devem sofrer com diversas piadas do tipo “abre o olho”. Não só eles, mas também chineses e coreanos contam com essa característica física. Existem diversas teorias para apontar o porquê dessa diferença, citando até mesmo a sensibilidade a luz solar, será mesmo? Confira a seguir tudo sobre os olhos puxados dos japoneses.

Por que japoneses tem olhos puxados?

Na natureza todos os animais precisam se adaptar ao clima em que são expostos, ou acabam sendo extintos. Com o ser humano não é diferente e ao longo de milhares de anos diversas mudanças acontecem. Hoje em dia algumas crianças já nascem sem o siso. Isso aconteceu com povos asiáticos, que precisaram se adequar as condições enfrentadas.

Raça Amarela

A Raça Amarela, chamada também de Mongólica, consiste em populações que habitam as área da Ásia Setentrional, Ásia Central, Sudeste da Ásia, com grande concentração na Ásia Oriental. A Raça Amarela é dividida em duas sub-raças. É importante frisar que hoje em dia o conceito de raça não é mais utilizado por cientistas, que classificam os seres humanos como uma raça única.

Mongóis, chineses, coreanos e japoneses geralmente possuem a pele mais clara do que as pessoas nascidas no sudeste asiático, o formato do rosto na maioria das vezes é ovalado, redondo e estreito. A maioria das pessoas tem os olhos puxados, cabelos lisos e pretos. São chamados de Asiáticos do Extremo Oriente.

Malaios, cambojanos, laosianos, vietnamitas, filipinos, birmaneses e tailandeses possuem a pele mais bronzeada, os lábios são grossos e o nariz largo. Contam com influência genética chinesa, devido aos processos de colonização. São conhecidos por Povos do Sudeste Asiático. Os índios chegaram a ser considerados amarelos, até que o conceito de raça caiu devido ao Projeto Genoma.

De onde vem o olho puxado dos japoneses?

Pesquisadores apontam que o olho dos japoneses, dos chineses e dos coreanos adquiriu este formato ao longo de milhares de anos. Inicialmente esses povos eram um só e viviam na Mongólia. A região contava com clima severo, fazendo muito frio e vento. Na Mongólia havia ainda neve abundante, que refletia sob a luz do sol.

Dessa forma, os antigos povoados mongóis ficavam com os olhos cerrados e com o passar dos tempos o corpo foi se adaptando as condições em que eram expostos. A adaptação é uma condição comum encontrada na natureza e sempre esteve presente, dessa forma ajudou a manter uma das condições mais importantes para os seres humanos, a visão.

Mongólia

A Mongólia é um país localizado na região da Ásia Oriental e Central. Faz fronteira com a Rússia, numa região de condições extremas para humanos. Há milhares de anos eles passaram por uma mudança física nos olhos e depois se espalharam pelo oriente.

Radiação ultravioleta

Ainda em relação à luz do sol refletida na neve, ela traz radiação ultravioleta, que pode deixar a pessoa com uma espécie de cegueira temporária. Se repetida ao longo do tempo, traz ainda catarata e lesões de retina. Com tantas complicações, os mongóis conseguiram vencer o processo de seleção natural e se adaptaram as condições encontradas.

Olhos puxados: marca asiática

Falou em asiático, logo vem à mente o pensamento nos olhos puxados e em tecnologia avançada. Depois de milhares de anos de evolução, essa característica física continua presente e passou a ser uma marca. Os genes foram modificados, por isso quando um japonês tem filhos com ocidental normalmente as crianças nascem de olhos puxados.

Os olhos dos japoneses são menores?

Embora possa parecer, na verdade os olhos dos japoneses não são menores do que o dos ocidentais. O globo ocular de todas as pessoas do mundo possui praticamente o mesmo tamanho. Os japoneses não enxergam mais ou menos devido ao formato do olho ser puxado. Acontece que a maioria dos habitantes naturais dessa região não possuem uma dobra na pálpebra superior, assim a pele cobre uma parte maior do olho.

Pálpebras dos japoneses

Ainda de acordo com esta teoria, os japoneses e outros asiáticos possuem olhos com maiores níveis de gordura acumulada nas pálpebras. Dessa forma a região consegue se proteger melhor diante do frio extremo e da reflexão da luz solar. Aproximadamente 50% da população asiática carrega estes traços físicos.

A miscigenação ajuda

A característica de olhos puxados segue viva devido à baixa taxa de miscigenação. No Japão existem regiões em que o clima não é tão frio, mesmo assim os olhos puxados estão lá. Diferente de outras civilizações, é mais raro acontecer casamentos entre asiáticos e pessoas de outras regiões, como europeias ou de outras etnias.

Paixão por olhos grandes

Uma das maiores obsessões dos japoneses são os olhos grandes. Na Ásia é comum a realização de cirurgias buscando aumentar o tamanho, assim acrescentam uma dobra nas pálpebras, tornando-a dupla. Os olhos deixam de serem puxados e passam ao formato arredondado e mais aberto. Algumas japoneses optam por lentes de contato maiores, dando a impressão de que o olho é maior.

No Japão existe até mesmo uma cola especial para que as jovens possam fazer artificialmente dobras nas pálpebras. A técnica é simples e não apresenta riscos para a saúde de quem realizar. Esse tipo se cirurgia tem sido popular há anos, possivelmente eles realizam com o objetivo de se diferenciarem da maioria dos conterrâneos. Até nos mangás isso tem sido percebido.

Porque índios tem olhos puxados?

Não somente os japoneses, mas também os índios que vivem na América Latina têm olhos puxados e cabelos lisos. Uma teoria aponta que eles teriam vindo de uma região da polinésia por meio do estreito de Gibraltar, de origens asiáticas. Já que o clima neste continente é mais quente e se passaram milhares de anos, a pele escureceu um pouco.

Na última Era Glacial o Estreito de Bering ficou congelado, possibilitando o contato dos povos asiáticos com outros continentes, então os olhos puxados seriam uma herança. Outra teoria aponta a queda da Torre de Babel, por volta de 2.000 a.c., como motivo da chegada desta população a América, já que possuem aparência física semelhante aos moradores de Jerusalém.