Kingo Labs
Pentágono
Home » Aleatórios » Pentágono: saiba mais sobre o órgão de defesa

Pentágono: saiba mais sobre o órgão de defesa

Bem comum em filmes norte-americanos, o Pentágono é um dos prédios mais modernos e seguros do mundo. É lá que funciona o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Tem mais gente trabalhando nesse prédio do que habitantes de muitas cidades. Quando ele foi construído? É possível visitar? Saiba tudo a seguir.

Pentágono

O Pentágono é a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, localizado na Virgínia, em Washington. É considerado um dos maiores edifícios de escritórios do mundo, contando com 600 mil metros quadrados. Possui mais de 23 mil funcionários e 3 mil equipes de apoio. Durante a Guerra Fria o local passou a ser conhecido como “ground-zero”, já que seria um potencial alvo da União Soviética.

Onde fica o Pentágono?

O Pentágono fica no condado de Arlington, na Virgínia, próximo do Rio Potomac, em Washington, DC. Localizado às margens da rodovia Jefferson Davis Highway, construída entre as décadas de 1910 e 1920. Durante a Segunda Guerra Mundial uma extensão foi criada, dando acesso facilitado ao Pentágono. O prédio tem um código postal próprio, você pode mandar cartas para lá pelo CEP: 22202.

Quando foi construído o Pentágono?

A construção do Pentágono começou no dia 11 de setembro de 1941 e seguiu até 15 de janeiro de 1943. Foi projetado pelo arquiteto norte-americano George Bergstrom, sendo erguido pelo empreiteiro geral John McShain da Filadélfia. Durante a construção, o General Brehon Somervell acompanhou o andamento de perto, assim como o Coronel Leslie Groves.

Por que o Pentágono tem essa forma?

O arquiteto Edwin Bergstrom, responsável pelo projeto, pensou em fazer o prédio com cinco lados devido as estradas que existiam na região. Porém, a localização acabou mudando, já o formato não. A ideia original era construir próximo ao extinto cemitério nacional de Arlington. Sem muito tempo, mantiveram o projeto original e construíram diversos pentágonos, um dentro do outro.

Como é a estrutura do Pentágono?

O edifício do Pentágono conta com 116 mil metros quadrados e mais 21 mil metros quadrados de pátio central. Como o nome já leva a crer, ele é composto por cinco lados iguais, no formato de pentágono. A construção conta com cinco andares acima do solo e mais dois subterrâneas. O local é reservado para questões de inteligência estratégica e espionagem do governo norte-americano.

Inicialmente a ideia era servir como uma base provisória para o Departamento de Defesa, depois se transformou na Central das Forças Armadas dos Estados Unidos. Existem 28,16 quilômetros de corredores internos, podendo ser atravessado de uma ponta a outra dentro de sete minutos, caminhando em velocidade normal.

Para que serve o Pentágono?

O Pentágono foi construído durante a Segunda Guerra Mundial, sendo fundamental para o desfecho favorável aos países aliados. Hoje em dia é a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, lidando com as armas mais letais da Terra. Também são responsáveis por controlar tecnologias nucleares.

O que tem no Pentágono?

Com tanta gente trabalhando no local, o funcionamento precisa ser parecido com o de uma cidade. No Pentágono existem diversas lojas de fast food, como Subway, McDonald’s, Dunkin’ Donuts, Panda Express, Starbucks e Sbarro. Civis e militares podem aproveitar o centro Atlético do Pentágono, inaugurado em 2004.

Em 14 de dezembro de 1970 o secretário de Defesa Melvin Laird inaugurou um espaço para meditação e oração. No dia 11 de setembro de 2002 passou a funcionar a Capela Memorial do Pentágono, um ano após os ataques terroristas no local. De tempos em tempos a estrutura passa por obras, com a colocação e retirada de lojas.

Visitas ao Pentágono

Entre 1976 e 2001 foram liberadas visitas guiadas ao público em geral que decidisse conhecer o Pentágono. Com os ataques terroristas esse tipo de serviço deixou de ser oferecido, retornando posteriormente. Antes de conhecer o local, é preciso se inscrever pelo site do Pentágono, clicando em Book a Tour. As visitas devem ser solicitadas com 14 dias de antecedência.

Pentágono tem elevadores?

Embora tenha cinco andares, a construção original do Pentágono não contou com elevadores. Acontece que durante a Segunda Guerra Mundial o aço era um material valorizado, assim preferiram fazer a estrutura com concreto reforçado. Questões paisagísticas também construíram para não ter mais do que cinco andares.

Famílias desabrigadas pelo Pentágono

Uma construção dessas proporções certamente atrapalharia muitas vidas. Cerca de 150 famílias que viviam nas terras utilizadas para a construção do Pentágono foram removidas. Ao longo da Guerra Civil Norte-Americana, alguns escravos fugiram e deram origem ao Vilarejo do Freedman. Após 20 anos, essas terras foram solicitadas, onde foi instalada uma população negra, no chamado distrito Hell’s Bottom, mesmo com manifestações, o governo despejou todos eles.

Combate ao racismo

Quando o Pentágono foi construído, o racismo era bem comum na população norte-americana. Dessa forma, o projeto original do prédio indicava que seriam construídos banheiros específicos para os negros e para os brancos. Mas, em 1941, quando a obra estava sendo executava, uma lei proibiu a segregação racial.

As autoridades locais continuaram a defender os banheiros separados. Quando o edifício foi inaugurado, as pessoas poderiam frequentar os banheiros e cozinhas que desejassem. Assim, passou a ser uma marco para a história daquele país, já que bem ou mal acabou unindo diferentes tipos de pessoas nos mesmos ambientes.

Atentados de 11 de setembro

No dia 11 de setembro de 2001, 60 anos após o começo das obras no Pentágono, o edifício foi um dos alvos dos terroristas que atacaram os Estados Unidos. O Voo 77 da American Airlines foi sequestrado por islâmicos. Ele foi jogado contra o lado oeste do prédio, causando a morte de 189 pessoas. Essa aeronave fazia a linha Washington-Dulles e Los Angeles, sendo o terceiro avião sequestrado naquele dia.

Os sauditas entraram na cabine 35 minutos depois da decolagem e obrigaram os passageiros irem para a parte traseira do avião. A colisão danificou grande parte da estrutura do prédio, causando um incêndio de grandes proporções. As obras de reconstrução seguiram até 2002. As 184 vítimas, excluindo os sequestradores, foram homenageadas no Memorial do Pentágono, ao lado do edifício.