Kingo Labs
Palo Mayombé
Início » Sobrenatural » Palo Mayombé: saiba mais sobre a religião

Palo Mayombé: saiba mais sobre a religião

Palo Mayombé é uma religião de origem africana que se desenvolveu na América, principalmente em Cuba. Eles acreditam que por meio da oração e da fé é possível atingir um caminho cheio de alegrias e vitórias. Quem segue essa crença faz macumba? Quem é Lucero Mundo? Quer saber mais sobre Palo Mayombé? Leia a seguir.

O que é Palo Mayombé?

Palo Mayombé é uma religião desenvolvida em Cuba, criada por escravos vindos da África Central, que buscavam crenças semelhantes a que podiam seguir em sua terra natal, movimento parecido ao que aconteceu no Brasil com a Umbanda. Palo significa pau em português e teve essa nomenclatura devido a algumas estatuas de madeira.

Quem segue essa religião é conhecido como paleros ou nganguleros. Quem deseja fazer parte desse grupo deverá passar por uma cerimônia de iniciação, que pode ser realizada até mesmo em uma residência comum e não no templo. Para eles Deus é conhecido como Nsambi ou Nsambia. A difusão pela América se deu principalmente durante o século XX, além de Cuba indo para os Estados Unidos, Colômbia, Venezuela e Porto Rico.

Quem segue o Palo Mayombé faz magia negra?

Algumas pessoas que estudam religiões acreditam que essa é uma das mais cruéis do mundo. Eles praticam magia negra com facilidade e tranquilidade. As ideias são baseadas em duas conjecturas que buscam adorar os espíritos dos antepassados e o poder da natureza. No altar dos templos é comum encontrar ossos de pessoas, na maioria das vezes de jovens mulheres.

Quem pode ser membro do Palo Mayombé?

É proibida a participação de homossexuais no Palo Mayombé. Antes que a pessoa seja aceita na religião é feita uma consulta aos espíritos, para verificar o que eles pensam sobre o assunto. Se for aprovado, a pessoa passa por uma cerimônia conhecida como Nkimba, se convertendo em Nguey caso seja homem ou Nkisi, se for mulher. Ensinamentos posteriores são possíveis somente com o nível Tata ou Yaya.

Hierarquia no Palo Mayombé

Abaixo de todas as divindades cultuadas vem o clero. O sacerdote é conhecido como palero se for homem e como palera se for mulher, na maioria das vezes eles se especializam em ensinar a magia e a adivinhação. Os homens podem ser chamados ainda de Tata e as mulheres de Yaya.

Quem é Lucero Mundo?

Para os seguidores do Palo Mayombé, Lucero Mundo é quem controla as portas e domina os quatro ventos. Eles veneram este ser, tratado como grande imã para atrair energias positivas e ideias boas. Funciona ainda como um meio de consulta para quem procura conhecer a si mesmo.

Lucero Mundo pode ser chamado também de Mpungo Nkuyo, Mañunga e Lubaniba. Ao todo são 21 caminhos que levam para diferentes destinos e mensagens enviadas por Deus ao seu povo. Lucero Mundo seria o único que conheceria todos os caminhos e que pode remover os obstáculos para chegar ao objetivo humano.

Esse personagem é representado com vestimentas nas cores vermelha e preta, portando as chaves do destino, podendo levar felicidade ou infelicidade para a vida das pessoas. Outra questão abordada por Lucero Mundo é a fertilidade feminina e masculina, que pode ser potencializada com esses ensinamentos. Pode ser acionado por meio de uma oração.

Estrela mundial de Palo Mayombé

Dentro da religião Palo Mayombé, uma questão tem gerado controvérsia durante muito tempo. Uma série de desenhos conhecidas como Assinaturas da Estrela Mundial serviria para atrair diferentes divindades, podendo ser desenhada no chão. Segundo a tradição dessa crença, cada uma das assinaturas possui um modo único cheio de segredos sobre os mortos.

Essas assinaturas são muito antigas, antes mesmo de africanos desembarcarem como escravos na América. Acontece que no passado eles não sabiam ler e nem escrever, assim utilizavam esses desenhos como forma de comunicação. Estes símbolos ajudavam a anunciar eventos importantes aos outros negros, como guerras que estariam por vir.

Ofertas para Lucero Mundo

O pessoal que segue a religião de Palo Mayombé costuma entregar diversos tipos de oferendas para este ser. Entre elas estão frutas, como goiaba e laranja, outros levam mel e conhaque dentro de uma xícara. Existe ainda a entrega de animais abatidos, que devem ser mortos pelo melhor homem possível.

O culto a Lucero Mundo inclui a entrega de galinhas, codornas, galos ou cabras, mas só se ele tiver pedido. Podem ser entregues outros itens, como peixe frito e cigarro. A tradição diz que os produtos devem ser colocados em número ímpar e espalhados sem seguir um padrão exato.

Quais são os deuses para Palo Mayombé?

O principal deus da cultura Palo Mayombé é Nsambi. Eles cultuam ainda Kimpungulu, que incluem espíritos ou divindades encapsuladas em vasos sagrados. Esses deuses representam elementos da natureza, como raios e trovões. Para eles existem espíritos que são fantasmas, como Nkisi e Nfuri, já os Bakalu são antepassados e os Nfumbee espíritos anônimos. Tem ainda a Mãe Água, que governa os oceanos e rios e Centella, que cuida dos cemitérios, além de outras divindades poderosas.

Praticantes do Palo Mayombé

Embora as raízes dessa religião tenham sido trazidas do continente africano por negros que chegavam na América para trabalharem como escravos, hoje em dia essa questão mudou. Já inserida no contexto social, os brancos hoje são a maioria dos praticantes do Palo Mayombé. As bases são mantidas as mesmas, mas algumas adaptações vão surgindo.

Palo Mayombé tem relação com Satanismo?

Não. Essa religião possui rituais bem mais fortes do que os aplicados pelos seguidores do Candomblé ou do Satanismo. Segundo a crença, os espíritos conhecidos como Mpungos trabalham juntamente com o condutor da cerimônia, possibilitando que estes adquiram poderes sobrenaturais. A alma pode ser levada por espíritos que passam a controlar a situação.

Palo Mayombé segue alguma escritura?

Não. Não existe nenhum livro que aborda a forma como essa religião deveria ser seguida. Todas as tradições, ou pelo menos a grande maioria delas, são passadas de boca em boca para as novas gerações. Alguns Tatas escrevem livros com os seus conhecimentos, mesmo assim não são questões oficiais para os seguidores da crença.