Kingo Labs
O que aconteceu nos anos 2000
Home » História » O que aconteceu nos anos 2000?

O que aconteceu nos anos 2000?

Logo no começo da década a Seleção Brasileira foi pentacampeã mundial, antes os terroristas atacaram os Estados Unidos e em 2004 um tsunami devastou países asiáticos. Foi a década do surgimento das redes sociais e dos recordes de Michael Schumacher. O que mais acontece nos anos 2000? Veja a seguir os principais fatos.

O que aconteceu nos anos 2000?

Tivemos duas Copas do Mundo e duas Olimpíadas, Corinthians, São Paulo e Internacional foram campões mundiais. Um tsunami devastou a Ásia e aviões derrubaram o World Trade Center. Um novo milênio teve início e o Papa João Paulo II morreu. Confira os fatos que marcaram os anos 2000.

Quando começou a década, o milênio e o século?

Essas perguntas ficam na cabeça de muita gente. O milênio e o século começaram apenas em 1º de janeiro de 2001, mas a década não. A década de 2000 começou em 1º de janeiro de 2000 e foi até 31 de dezembro de 2009. Isso acontece para ficar mais fácil de falar sobre os anos, não existe uma explicação cientifica sobre a diferença de início dos termos.

O Brasil foi penta e a Itália tetra

Vindo do trauma após a final de 1998, o Brasil, comandado pelo trio formado por Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho conquistou o título da Copa do Mundo de 2002, disputada na Coréia do Sul e no Japão, aliás, foi a primeira realizada na Ásia. A equipe de Felipão venceu todos os jogos, superando a Alemanha na final por 2 a 0 e erguendo a taça pela quinta vez.

Quatro anos depois, em 2006, foi a vez da Squadra Azzurra vencer o Mundial. Os italianos jogaram no seu estilo, defendendo como podiam, inclusive Fabio Cannavaro foi eleito o melhor do mundo no fim daquele ano. A final contra a França foi decidida nas cobranças de pênaltis e ficou marcada pela cabeçada de Zidane.

Tivemos duas Olimpiadas

Em 2004 os Jogos Olímpicos voltaram para casa. A XXVIII Olimpíada foi disputada em Atenas, na Grécia e teve a participação de mais de 10,6 mil atletas. O Brasil ganhou cinco medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze, ficando com a 16ª posição geral. Poderia ter sido melhor, caso o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima não tivesse sido atrapalhado pelo ex-padre irlandês Cornelius Neil Horan.

A China recebeu pela primeira vez os Jogos Olímpicos em 2008. O desempenho brasileiro foi pior do que quatro anos antes, ficando com três ouros e terminando na 22ª posição geral. Os donos da casa bateram os Estados Unidos no quadro de medalhas por 51 a 36. Os destaques foram Michael Phelps e Usain Bolt.

O pânico nos Estados Unidos

Os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 foram realizados pelo grupo fundamentalista islâmico al-Qaeda contra os Estados Unidos. Quatro aviões comerciais foram sequestrados por terroristas, dois deles colidiram contra as Torres Gêmeas do completo do World Trade Center, um bateu em parte do Pentágono e o quarto avião caiu num campo aberto, na Pensilvânia.

O primeiro furacão no Brasil

Oficialmente conhecido por Ciclone Catarina, foi o primeiro furacão a atingir o Brasil. Se formou no dia 24 de março, alcançando seus ventos máximos no dia 26 daquele mês, passando por cidades do norte gaúcho e do sul catarinense. Deixou prejuízos de mais de US$ 470 milhões. É considerado um furacão de categoria 3, classificado como ciclone extratropical de núcleo-frio, nomenclatura que não existia antes.

Um tsunami devastou a Ásia

Era 26 de dezembro de 2004, quando um sismo e tsunami atingiram o Oceano Índico. É chamado de Sumatra-Andaman, abrangendo 14 países e deixando mais de 230 mil pessoas mortas. A Indonésia foi o país mais atingido, seguida por Sri Lanka, Índia e Tailândia. Atingiu 9,3 graus, sendo o terceiro maior terremoto já registrado por sismógrafos, com duração de 10 minutos.

Schumacher quebrou diversos recordes

Michael Schumacher conquistou seus dois primeiros títulos da Fórmula 1 em 1994 e 1995, mas foi nos anos 2000 que ele se tornou uma lenda. O alemão foi o primeiro pentacampeão consecutivo, vencendo as temporadas de 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004. Se aposentou com sete títulos em 2006, com 91 vitórias. Retornou em 2010 competindo até 2012, mas sem o mesmo sucesso.

YouTube, Orkut, Twitter e Facebook nasceram

Em janeiro de 2004 foi lançado o Orkut, que permaneceu até 2014 no ar. Teve grande popularidade no Brasil ao longo de década, principalmente devido as comunidades. A presença era tão forte em nosso país em 2008 o Google Brasil passou a ter o controle mundial sobre o Orkut.

Ainda em 2004, Mark Zuckerberg e seus amigos lançaram o Facebook. Demorou para que a rede social virasse a líder mundial, algo que aconteceu apenas no começo da década seguinte. Inicialmente surgiu como um meio onde estudantes universitários poderiam avaliar os colegas devido a aparência. Foi se aperfeiçoando com o passar dos anos até chegar no que conhecemos hoje.

Em fevereiro de 2005 foi lançado o YouTube. Não demorou para que o serviço chamasse atenção da Google, que adquiriu em 2006 por US$ 1,65 bilhão. O sistema criou uma forma de conteúdo, onde era possível buscar a solução para diversos problemas. O site foi criado por três funcionários do PayPal. A versão brasileira saiu em 19 de junho de 2007, sendo a primeira depois dos Estados Unidos.

O microblog Twitter foi lançado em 2006 e logo ganhou fama mundial. Permitia apenas 140 caracteres por mensagem, depois ampliados para 280. Se tornou uma ferramenta de comunicação entre usuários e programas de televisão. O dono do Facebook tentou comprar, mas teve a oferta negada.

A morte do Papa João Paulo II

Frágil de saúde, o Papa João Paulo II sofria com a doença de Parkinson e morreu no dia 2 de abril de 2005. Foi vítima de um choque séptico e de um colapso cardiovascular circulatório irreversível. Faltavam 46 dias para o seu aniversário de 85 anos. Seu funeral foi acompanhado por quatro reis, cinco rainhas e ao menos 70 presidentes e primeiros-ministros. Se tornou santo em 2014.