Kingo Labs
Monstro do lago Ness
Início » Sobrenatural » Monstro do lago Ness: conheça a história

Monstro do lago Ness: conheça a história

Com certeza você já deve ter ouvido falar no caso do Monstro do Lago Ness… um caso famoso e que atravessa gerações que repassam a história aos mais novos e esses por sua vez são atraídos pela curiosidade em pesquisar  e ir atrás de uma criatura que causa arrepios até em citar o nome.

História do monstro do lago Ness

No norte da Escócia, na cidade de Inverness, a variação do clima oscila em tempos mais chuvosos e frios, que aumentam a sensação de deixar a imaginação fluir e proporcionar que o visitante mergulhe na história do Monstro do Lago Ness.

O lago Loch Ness é o mais profundo da Escócia, são 226 metros de profundidade, nadar nesse lago é um perigo, mas muitos que passam para visitar o lago, não resistem e acabam por nadar nas águas encantadoras do lago.

Dizem que quando a parte norte da Escócia ainda se integrava junto ao hoje território canadense, os monstros que são parecidos com Nessie, apelido dado posteriormente ao monstro Lago Ness, costumavam se banhar despreocupadas e refrescadas davam o ar da graça.

Porém veio a parte da ilha deslocada ao sul da Escócia e a proximidade de mais terra na região, espantou os outros monstros que fugiram para o mar a tempo de se safar do choque dos territórios, mas nem todos conseguiram fugir do encontro das ilhas que dali estavam o lago Ness, a Nessie era distraída e ficou presa no lago. Dando assim o início ao conto de uma das lendas urbanas mais famosas.

A história conta que, em 565 depois de Cristo, homens que nadavam na tranquilidade do Loch Ness, acabavam surpreendidos por uma criatura grande que ia de encontro a quem se arriscasse nas braçadas em águas que já não eram mais tranquilas, e estavam se tornando armadilhas para os desavisados que não resistiam a um mergulho.

O milagre divino de Santo Columba afasta a fera do lago

Caminhando as margens do lago Ness, o missionário irlandês São Columba, se depara com homens carregando o corpo de um homem que teria nadado no lago, foi então que ele pediu para que uma moça fosse até a beira do lago e atraísse o monstro para que o milagre que ela se encarregasse de afastar a criatura para longe dali, acontecesse.

Mesmo sendo um ato arriscado, a moça se dirigiu até a margem do lago e fazendo o sinal da cruz, espantou a fera que se aproveitava dos banhistas.

Sendo um monge, ele era um homem milagroso e com os poderes divinos que lhe foram concedidos, ele invocou os poderes de Deus para que um homem que nadava nas profundezas do Ness fosse libertado das garras de Nessie, com as preces poderosas do Santo, o monstro teria perdido suas forças ao segurar o banhista e o homem que estava praticamente encurralado por Nessie, de repente foge de perto das águas terríveis e escapa com vida para a beira do lago.

Se não fosse pela intercessão milagrosa do santo homem, onde da margem do lago conseguia reverter a força imposta pela criatura tenebrosa, ele já não estivesse vivo para contar aos povos primitivos da época como foi se de deparar com a aparentemente nada amigável, Nessie.

São Columba é dito como o primeiro homem a ter avistado o monstro do Lago Ness, em que se tem registro na história. Ele foi o precursor no ensinamento cristão entre os pictos, antigos habitantes da Escócia que detinham seu próprio reino.

Aparência do monstro do lago ness

Nessie era muito parecido com um Plesiossauro, réptil que teria resistido a extinção com o fim do período Cretáceo.

O Plesiossauro chegava a 25 metros de altura e 150 toneladas em seu peso, onde eram muito populares no Reino Unido, e com a proximidade, a crença pela sua existência seria reforçada de forma científica.

Um monstro quase que invisível

Já no lado da fé e da mística que permeia a lenda urbana de Nessie, turistas do mundo todo se dirigem as margens do Lago Ness à procura do animal, a esperança de que também possam observar seu movimento nas águas, porém inúmeras tentativas de se ver Nessie foram em vão.

Ainda quem acredite que Nessie seja uma entidade sobrenatural, e o monstro seria evocado por trabalhos de “artes negras” ou magia negra.

Teses realizam o estudo de sua força sobrenatural e procuram entender como Nessie pôde ter sua aparição de maneira tão rara e como se dá o embate espiritual entre humanos e a criatura.

Dúvidas e possíveis explicações do que seja o temível monstro do lago Ness

A cada possível aparição do animal, surge boatos que levantam a hipótese sobre a existência ou não do monstro, já que diversas teorias da conspiração questionam se realmente quem avistou a criatura, não tenha se deparado com um peixe local e enguias que habitam as profundezas do lago, elementos da própria natureza como troncos de árvore que emperram na água, atividades sísmicas que são colunas de bolhas levadas a superfície aquática, ou reflexo das montanhas na água e formam as curvas de algum animal, até mesmo a tromba de um elefante que esteja nadando pelas águas do Lago Ness.

Lenda urbana que viralizou na cultura popular

Relatos ainda dão conta de supostas aparições do Monstro do Lago Ness, em….sua mística de aparecer de tempos em tempos atrai turistas do mudno todo que tentam uma oportunidade de avistar a criatura que ouvem falar há muito tempo nas histórias contadas nos filmes e livros que abordaram o caso.

E não precisa nem sair de casa para acompanhar uma possível passagem do monstro do lago Ness, o site britânico mostra imagens de câmera ao vivo nas 24 horas por dia, a espera  do monstro.  Muito antes da internet, o cirurgião R.K. Wilson teve a “sorte” de fotografar o monstro na água com uma espécie de calda pra fora, que é visível na foto.

Seja com medo do animal ou não, a lenda do Monstro do Lago Ness foi disseminada na cultura popular e no imaginário, principalmente do público mais jovem, com a venda de produtos que estampam a figura do monstrengo em pôsteres, camisetas, bonés, chaveiros. Um caso do mundo real que, literalmente “mitou” no mundo do entretenimento.