A lista dos menores países do mundo inclui alguns territórios que certamente são menores do que a sua cidade. Normalmente concentram pessoas com alto poder financeiro, elevando o índice de renda per-capita. Se a expansão territorial não é grande, a população também não.
Aqui vamos falar sobre os menores do mundo em relação a área. Confira a lista.
Menores países do mundo
Quanto maior o país, mais difícil de administrar, dessa forma, em alguns casos os territórios menores possuem pessoas de grau social mais elevados. A segurança pode ser melhor do que em outras terras. Alguns deles ficam dentro de outros países, confundindo a cabeça de muita gente.
9 – Maldivas
A República das Maldivas é um país com 298 km² e mais de 430 mil habitantes, localizado no Oceano Índico, próximo da Índia. A partir de 1558 os portugueses se estabilizaram por lá, comandando direto de Goa. No fim de 2004 o território foi destruído por um tsunami, seguido de terremoto.
8 – São Cristóvão e Neves
A Federação de São Cristóvão e Neves tem 261 km² e cerca de 55 mil habitantes. É considerado o menor país do continente americano. Foi um dos primeiros arquipélagos a ser povoado por europeus. Hoje em dia a economia sobrevive com base no turismo e em finanças internacionais.
7 – Ilhas Marshall
A República das Ilhas Marshall é um país que faz parte da Micronésia. São independentes, mas recebem diversos apoios por parte dos Estados Unidos, que garantem a segurança e a defesa das ilhas. São 181,4 km² e pouco mais de 62 mil habitantes. Chama atenção que ao longo da Primeira Guerra Mundial chegaram a ser dominados pelo Japão.
6 – Liechtenstein
O Principado de Liechtenstein é um território independente localizado na Europa Central, entre os alpes da Áustria e a Suíça. São pouco mais de 34 mil habitantes espalhados pelos 160 km². O governo é controlado pela Casa de Liechtenstein, desde o século XV, sendo desmembrado do Sacro-Império Romano-Germânico em 1806.
É considerado um paraíso fiscal para quem é adepto da lavagem de dinheiro, sendo ainda uma das nações mais riscas da Terra. Diversas companhias internacionais se instalaram neste território, possibilitando um desenvolvimento próspero e audaz. São grandes parceiros da Suíça, país que carrega alguns traços parecidos em relação à lavagem de dinheiro.
5 – San Marino
A República de San Marino é um território autônomo localizado dentro da Itália. A área é de apenas 61 km², contando com pouco mais de 30 mil habitantes. Alguns historiadores consideram este território o mais antigo do mundo, supostamente fundado no dia 3 setembro de 301, por Marinus de Rab, segundo a lenda, ele teria deixado a colônia de Rab, assim que a cidade de Rimini foi destruída por piratas.
Não existem muitas indústrias em San Marino, mesmo assim o país conta com uma das rendas per-capita mais altas da Europa. A principal fonte de renda é o turismo, devido à proximidade com o porto de Rimini. Foi neste país, que Ayrton Senna bateu a sua Willians em 1994 e morreu, na fatídica Curva Tamburello.
4 – Tuvalu
Tuvalu é formado por nove ilhas e atóis, conhecido no passado como Ilhas Ellice. Os primeiros povos a habitarem esse território provavelmente chegaram no século XIV, vindos de Samoa. Atualmente pouco mais de 12 mil pessoas vivem em Tuvalu, que tem área de 26 km². A partir de 2000 começaram a receber novos investimentos, como internet e TV, promovidos por uma empresa norte-americana.
O aquecimento global e o avanço do nível dos oceanos têm causado risco para Tuvalu, que pode vir a desaparecer nos próximos anos. Mais de 95% dos habitantes seguem o cristianismo, segmentado no protestantismo e catolicismo romano. Seguem uma monarquia constitucional, liderada pela Rainha Elizabeth II, existe ainda o parlamento “Fale I Fono”, com 15 membros eleitos a cada quatro anos.
3 – Nauru
A República de Nauru abre o pódio dos menores países do mundo com seus 21 km². Localizado na Oceania, é considerado ainda o menor país insular do planeta. O território mais próximo é a Ilha Banaba, no Kiribati, que fica 300 quilômetros distante. Desde 1907 a principal atividade econômica praticada neste território é a exploração de rocha fosfática.
A população registra pouco mais de 11 mil habitantes, sendo que os pesquisadores ainda não conseguiram identificar a origem dos primeiros povos que habitaram o território da Nauru. Há pelo menos 3 mil anos povos Micronésios e Polinésios vivem por lá, no início formando 12 tribos. A descoberta pelos povos ocidentais aconteceu em 1798, com o navegador inglês John Fearn.
2 – Mônaco
O Principado de Mônaco ocupa o segundo lugar entre os menores países do mundo. A área total é de 2,02 km². É governado desde 1297 pela Casa de Grimaldi, sendo uma das 48 monarquias da atualidade. Mônaco não tem rei, o país é comandado por príncipes, função que desde 2005 é ocupada por Alberto II. A minoria da população é local, representando pouco mais de 20%.
Mônaco foi fundado como uma colônia fenícia em Ligúria, sendo posteriormente ocupado por gregos e cartagineses, e depois por romanos. O controle das terras passou por diferentes domínios até Francisco Grimaldi assumir o poder. Embora pequeno, conta com um time de futebol que joga o Campeonato Francês, o As Mônaco e recebe um GP de Fórmula 1.
1 – Vaticano
Chamado oficialmente de Estado da Cidade do Vaticano, é a sede da Igreja Católica, possuindo soberania em relação ao território italiano. Sua área tem 0,44 km², estando dentro de um enclave cercado por muros, localizado na cidade de Roma. É o menor país do mundo, contando com menos de 1.000 habitantes. Esse território é reconhecido desde 1929.
O local é governado pelo bispo de Roma, que também é o Papa. A organização é composta por funcionários de diversas partes do mundo, sendo estes clérigos católicos. O Vaticano conta com a Basílica de São Pedro, a Praça de São Pedro e o Palácio Apostólico, onde o Papa mora. Possui ainda linhas ferroviárias, heliporto, correios, estação de rádio, quartéis militares e gabinetes governamentais.