Kingo Labs
Início » Sobrenatural » Lendas Urbanas: conheça algumas histórias de arrepiar!

Lendas Urbanas: conheça algumas histórias de arrepiar!

Com certeza você já ouviu alguma lenda urbana e possivelmente já contou para alguém. Esse tipo de história é bem popular e ganha destaque devido a suas curiosidades. Aqui vamos falar sobre as principais lendas urbanas brasileiras, destacando também as principais características desse tipo de conto.

O que é lenda urbana?

As lendas urbanas são histórias que muitas vezes utilizam o sensacionalismo para conquistar espaço. Possuem o estilo fabuloso, embora algumas delas possam ser verdadeiras. Se propagam através de populares e mais recentemente pela internet, seja pelo Facebook ou e-mails. Conquistam o público por geralmente ter uma narrativa curiosa e assustadora. Algumas delas você poderá testar em casa, outras são apenas contos.

Veja também – Valak, demônio de “A Freira”

Algumas dessas lendas urbanas são bem antigas e acabam se transformando, ganhando novos detalhes com o passar do tempo. Outras foram trazidas de países distintos e ganharam uma tradução para a nossa língua. Existem lendas urbanas originadas de fatos reais que acabam sendo distorcidas para outros contextos.

Maria Sangrenta

A Maria Sangrenta não é uma lenda urbana brasileira, sendo conhecida em outros países como Bloondy Mary, você também já pode ter ouvido pela nomenclatura Bruxa do Espelho. Conta sobre a rainha inglesa Maria I, que esteve no poder entre 1553 e 1556, sendo conhecida pelo grande número de abortos que passou.

Já a lenda da Maria Sangrenta foi criada somente no século XX, nos Estados Unidos. A moça teria sido morta por um médico e seu corpo deixado na frente de um espelho. A lenda diz que se durante a noite você for em um espelho e pronunciar Maria Sangrenta por três vezes, ela aparecerá para algum assassino que mantém o caso em segredo, arrancando seus olhos.

lendas urbanas maria sangrenta

Loira do Banheiro

Uma das lendas urbanas mais populares do Brasil, a Loira do Banheiro é baseada na história de Maria Augusta de Oliveira Borges, de Guaratinguetá (SP). Ela foi obrigada a se casar aos 14 anos, aos 18 se separou, vendeu suas joias e foi morar em Paris, falecendo aos 26 anos. Ninguém sabe do que ela morreu, já que o atestado de óbito desapareceu. O corpo foi trazido para o Brasil e demorou ser enterrado, nesse período sua mãe teve visões da filha morta.

A casa onde Maria viveu se tornou uma escola dez anos após a sua morte. Algum tempo depois começaram a surgir boatos de que havia um espirito no local, aparecendo principalmente nos banheiros. A história ganhou destaque após o prédio ser atingido por um incêndio. A lenda urbana diz que para ela aparecer, seu nome deve ser chamado três vezes em um espelho de banheiro, a porta deve ser batida, deve falar palavrões, chutar o vaso e puxar a descarga.

Fada do Dente

Se você não sabia, a Fada do Dente também é considerada uma lenda urbana, que diferente da maioria, não apresenta sensacionalismo ou terror. É bem comum em países como Brasil, Portugal e Canadá, inclusive já até fizeram filmes sobre ela. A lenda diz que quando cai um dente de leite, a criança deve colocar embaixo do travesseiro e aguardar a Fada do Dente, que trocará por uma moeda. Em alguns casos os pais da criança colocam dinheiro no travesseiro.

Gato Preto

Muitas pessoas têm medo de gato preto, ainda mais cruzar com um deles em uma sexta-feira 13. Essa lenda urbana vem da Idade Média, onde a cor preta era relacionada às trevas. Como os gatos possuem hábitos noturnos, alguns acreditam que esses animais tinham pacto com o diabo. No século XV o papa Inocêncio III incluiu essa espécie da lista de perseguidos pela Inquisição.

Lobisomem

A lenda urbana do lobisomem atravessou fronteiras e tem quem jure que já viu um. É originária da mitologia grega, se espalhando rapidamente por toda a Europa. O lobisomem é uma criatura que une as formas humanas de lobo. De acordo com a lenda, se uma mulher tiver sete filhas e a oitava criança for um homem, logo será um lobisomem.

Essa lenda é bem específica e grande. O bebê nasce pálido, magro e orelhudo. A partir dos 13 anos já pode se transformar em lobisomem, logo na primeira terça-feira ou sexta-feira que tiver completado aniversário. Quando estiver transformado, o lobisomem visita sete partes da região, sete pátios de igreja, sete vilas e sete encruzilhadas. Outra característica é assustar os cachorros e apagar as luzes que encontrar. O lobisomem volta a ser homem quando o sol estiver nascendo.

Lobisomem

Brincadeira do Compasso

A Brincadeira do Compasso pode parecer algo simples e infantil, mas através dela é possível se comunicar com o satanás, ao menos é o que indica a lenda urbana. É formada por jogos de adivinhação, evocação de espíritos e intervenções que buscam poderes ocultos. Muita criança já brincou disso e depois se arrependeu.

A brincadeira consiste em ter em mãos um compasso, como o nome já leva a crer, letras de A até Z e números de 0 ao 9, O jogo começa quando os participantes falam a seguinte frase: “Eu te invoco meu ajo sem asas e que me acompanhe nesse jogo e que tudo dê certo!”. Quem sair do jogo sem pedir ou fechar o compasso estará sujeito a coisas ruins. Quem não conseguir sair, poderá pegar velas e um bíblia e deixar na igreja.

Boneca Enfeitiçada

A lenda da Boneca Enfeitiçada envolve uma menina, que durante um de seus aniversários ganhou uma boneca de presente. Em vez de brincar com a boneca, ela foi deixada de lado e preterida em relação aos outros brinquedos, sendo guardada em um baú. Durante uma noite chuvosa, em que os pais da garota haviam saído para trabalhar, a boneca abriu o baú e saiu atrás da jovem.

Assustada, a criança tentou ligar para o serviço de sua mãe, mas não conseguiu. Depois procurou o número do pai, sem sucesso. Ao olhar para o telefone, se deparou com o fio fora da tomada. Após muito desespero, ela reencontrou a mãe, que não acreditou na história da filha. Ao abrirem o baú, a boneca não estava mais, e sim a palavra “Brincadeirinha”.