Para aqueles que precisam (ou querem) ler muitos livros, textos e matérias, o tempo pode ser um inimigo. Para quem vive na correria, pior ainda. Os minutos do dia dedicados à leitura simplesmente não rendem.
Veja algumas técnicas para ler de maneira mais rápida sem perder em entendimento. Estas técnicas são um compilado de métodos e dicas de outros especialistas. Neste artigo, selecionamos as melhores técnicas para você.
- Não fique relendo: se você ficar voltando a leitura para fixar melhor um trecho, isso atrasará muito seu tempo para ler. Avance sempre. Se tiver a impressão de que não entendeu algum trecho ou se esqueceu de algum detalhe, redobre a atenção. Depois que terminar um capítulo ou matéria, se necessário, pare para pesquisar sobre o assunto perdido ou reler a parte perdida.
É sempre melhor não interromper a leitura pelo seguinte motivo: parar a leitura para voltar faz com que você interrompa um raciocínio que já está sendo construído lá na frente, mesmo que você tenha perdido algum detalhe.
- Pule excessos do texto: alguns livros trazem descrições muito meticulosas e demoradas ou fatos explicados de uma maneira excessiva. Textos jornalísticos, por exemplo, utilizam a técnica de colocar as principais informações de um texto no primeiro parágrafo, deixando para desmembrar o restante das informações pelo texto afora. Claro que, dependendo do assunto, vale a pena descobrir tudo o que está na matéria inteira. A dica para ler jornais é: leia todos os primeiros parágrafos. Depois, se aprofunde nas matérias que mais interessam a seus objetivos;
- Procure fixar-se em frases e não em palavras: uma das técnicas da leitura dinâmica é exercitar a capacidade de ler em grupos de palavras e expressões. O site Algo Sobre Vestibular traz um curso grátis para exercitar esta habilidade. Eles explicam que nós aprendemos a ler vocalizando as sílabas das palavras separadamente. Por exemplo: ma-ca-co. Através da junção das sílabas, lemos a palavra toda desde nossa alfabetização. Segundo o site, precisamos aprender a visualizar o contexto da palavra de uma maneira mais intuitiva ao invés de vocalizar mentalmente as sílabas;
- Utilize a tecnologia a seu favor: o aplicativo Spritz promete dispor os textos de uma maneira que fará você ler com até 5 vezes mais velocidade. A metodologia é baseada em uma técnica de “apresentação visual serial rápida” que mostra as palavras na vertical e dispostas de modo a alinhar os pontos-chaves das palavras um acima do outro. Isso fará com que nossos olhos não precisem sair da posição e economizará alguns segundos.
Veja neste link, mais explicações sobre o aplicativo e orientações para baixá-lo.
Este outro aplicativo para Android e Windows é pago (U$ 9,99) e promete, com exercícios e técnicas, ajudar a ler mais rápido e memorizar melhor. A resenha do aplicativo diz que, pessoas treinadas com ele aumentaram sua velocidade de leitura em até 143%.
- Não tente ler mais rápido sempre: tentando ler rápido, mesmo com as técnicas adequadas, você pode estar perdendo um pouco do prazer da leitura. No caso das pessoas que precisam estudar, as técnicas de leitura podem ajudar na quantidade de informação que deve ser consumida. Mas, nem sempre é possível fazê-lo com a mesma qualidade de uma leitura mais calma e apreciativa.
Livros, por exemplo, devem ser lidos com mais calma para que o leitor identifique o estilo do autor e as nuances propostas na leitura. Por isso, a dica é: use as técnicas de aceleração de leitura para estudos e trabalhos que exigem quantidade. Mas, não as use quando for degustar um bom livro ou ler seu jornal com calma.