Kingo Labs
Jogos do Super Mário
Home » Tecnologia » Jogos do Super Mário

Jogos do Super Mário

Super Mario é uma das séries de jogos mais populares da história dos videogames. Foram vendidas milhões e milhões de cópias, desde a sua primeira edição lá em meados da década de 1980. O personagem continua conquistando jovens jogadores mundo a fora. Aqui vamos falar sobre as edições mais marcantes, que seguem populares até hoje.

Jogos do Super Mario

Você já jogou Super Mario? É provável que sim, vide que este jogo é um dos mais populares de todos os tempos. Existem diversas versões, que normalmente fizeram sucesso. Tem até mesmo uma versão de corrida, bastante popular. Com os emuladores, essas emoções podem ser revividas no seu computador, é só procurar para fazer o download.

Quando foi lançado o primeiro Super Mario?

Super Mario é uma série de jogos eletrônicos produzida pela Nintendo. O primeiro deles foi lançado em 1985, chamado de Super Mário Bros. O jogo rodava no console Nintendo Entertainment System (NES), e apresentou os conceitos básicos de jogabilidade que se tornaram um sucesso mundial. O objetivo era fazer com que os irmãos Mario e Luigi restassem a princesa Toadstool.

Essa primeira versão conta com oito mundo, de quatro níveis em cada um deles, sendo 32 fases no total. O quarto nível sempre consiste em uma fortaleza, onde no final Mario luta contra Bowser ou King Koopa, para libertar a princesa, que depois passou a ser chamada de Peach. Está no top 10 de jogos mais vendidos da história, com mais de 43 milhões de cópias.

Super Mario Bros.: The Lost Levels

Se o primeiro game foi um sucesso, o segundo acabou sendo vendido somente no Japão e é desafiador. Em 1986 a Nintendo lançou The Lost Levels, conhecido como Super Mario Bros. 2. O jogo tem o mesmo estilo da primeira versão, mas com o acréscimo de um cronômetro de tempo e níveis bem mais complexos.

O jogo é tão difícil que a Nintendo optou por não lançar em outros países para não afetar a popularidade que o personagem vinha ganhando. Acabou estreando fora da terra do sol nascente em 1993, num compilado chamado de Super Mario All-Stars para o console Super Nintendo Entertainment System (SNES).

Super Mario Bros. 2

Fora do Japão, a segunda edição de Super Mario saiu apenas em 1988. Trouxe como novidade a Princesa Peach que não estava mais sendo controlada por Bowser e Toad, disponíveis no modo single player. Cada um dos personagens possui habilidades especificas, Luigi, por exemplo, é o que pula mais alto. Foi o primeiro jogo com um contador de vidas.

Super Mario Bros. 3

Esse jogo vendeu mais de 19 milhões de cópias em todo o mundo. Apresenta um sistema dividido em oito mundos temáticos, que variam entre 6 e 10 níveis. O jogador pode pular níveis ou mesmo jogar fora de uma partida. Essa versão apresentou novidades como voos permanentes durante um nível inteiro. Bowser continua como chefão das fases.

Super Mario Land

Em 1989 a Nintendo lançou Super Mario Land, sendo este o primeiro título portátil para o Game & Watch, lançado para Game Boy. Dessa vez apresenta 12 níveis divididos em quatro mundos. Os críticos classificaram o game como uma versão mais enxuta de Super Mario Bros. Foi criticado pelo tamanho dos personagens, a maioria pequenos demais. Mesmo assim, vendeu mais de 18 milhões de cópias.

Super Mario World

Essa versão vendeu mais de 20,7 milhões de cópias ao redor do mundo. São nove mundos exibidos em um mapa mundial. O mapa é único para todo o jogo. A maioria das fases tem apenas uma saída, embora o jogador possa encontrar uma segunda opção durante suas jogatinas. Em Super Mario World o protagonista consegue dar saltos giratórios e Yoshi consegue comer, engolir ou cuspir inimigos.

Super Mario Kart

Em 1992 a Nintendo lançou mais um sucesso, dessa vez diferente. Super Mario Kart é um jogo de corrida, onde os personagens de Super Mario disputam corridas e campeonatos. Foram vendidas cerca de 8,7 milhões de cópias em todo o mundo. Depois foi relançado para Wii, repetindo o sucesso. Diversos sites e empresas classificam como um dos melhores jogos de todos os tempos. Até o Bowser está disponível para correr.

Super Mario All-Stars

Em 1993 a Nintendo produziu Super Mario All-Stars, uma compilação com os jogos anteriores do personagem. Serviu para adaptar os jogos fabricados original para o NES, a plataforma SNES. Os games foram remasterizados para a transformação de 8 para 16 bits. Em 2010 a empresa lançou o jogo para Wii, vendendo mais de 2,2 milhões de cópias somente em 2011.

Super Mario World 2: Ilha de Yoshi

Nesse jogo o amigo de Mario, Yoshi é o grande protagonista. É necessário utilizar as habilidades do bichinho para transportar Mario pelas plataformas cheias de inimigos e obstáculos que querem lhe derrubar. A estética do jogo é infantil, até Mario é apresentado numa versão bebê.

Super Mario 64

Lançado para o console Nintendo 64, é considerado por muitos como o melhor jogo do Super Mario em todos os tempos. Foi o primeiro game totalmente em 3D, possibilitando uma nova visão para o ano de 1996. A revista Edge deu nota máxima para o jogo, sendo o primeiro a conseguir a marca. Serviu de inspiração para diversos jogos que vieram a seguir, não só da Nintendo.

Paper Mario

Tentando inovar, Paper Mario apresenta um mundo feito de papel. Essa aventura podia ser vivida originalmente no Nintendo 64, agora está disponível nos emuladores.

Super Mario Maker

Em 2015 a Nintendo lançou um jogo para matar o desejo dos fãs. Com Super Mario Maker é possível criar os mundos como desejar. Já imaginou fazer a fase mais difícil da história? Nessa edição do jogo você pode.

Super Mario Maker 2

Super Mario Maker 2 é um jogo lançado em junho de 2019, para o Nintendo Switch. Os jogadores podem criar os seus modos personalizados, com várias possibilidade de diversões. No jogo existem mais de 100 campos desenvolvidos pela empresa, por onde os players poderão coletar moedas a fim de construir um castelo.