Kingo Labs
Howard Hughes
Home » Aleatórios » Curiosidades sobre Howard Hughes

Curiosidades sobre Howard Hughes

Howard Hughes foi um milionário que aproveitou muito bem a vida. Ele foi piloto de avião, aprendeu engenharia por conta própria e teve grande ligação com os filmes de Hollywood. Chegou a ser um dos homens mais ricos do planeta, sendo um dos mais famosos também. Quer saber mais curiosidades sobre Howard Hughes? Confira a seguir.

Quem foi Howard Hughes?

Howard Robard Hughes Jr. nasceu no dia 24 de dezembro de 1905, durante a sua vida exerceu atividades de atirador, engenheiro aeronáutico, industrial, produtor de cinema e diretor cinematográfico. Howard Hughes também se destacou pela fortuna acumulada, sendo considerado um dos homens mais ricos do mundo. Inicialmente sua fama veio após quebrar o recorde de velocidade em um avião.

Quando Hughes nasceu?

A data oficial de nascimento para Howard Hughes é o dia 24 de dezembro de 1905, véspera de Natal. Porém, algumas fontes indicam que na verdade ele teria nascido três meses antes, no dia 24 de setembro daquele ano. Segundo conta, a cidade de Humble, no Texas, passava por tempestades naquele período, então o registro ficou para outra oportunidade. Não se sabe porque teriam escolhido o dia 24 de dezembro.

De onde veio o dinheiro de Howard Hughes?

Quando jovem, Hughes era um dos melhores alunos da turma, com facilidade para aprender sobre matemática e mecânica. Sua mãe, Allene Stone Gano morreu em 1922 devido a complicações durante uma gravidez, já o seu pai, Howard R. Hughes Sr., faleceu dois anos mais tarde.

O dinheiro de Howard Hughes veio de uma herança, da Hughes Tool Company, empresa que valia US$ 1 milhão. Com o passar dos anos ele multiplicou o dinheiro. Hughes ficou milionário aos 18 anos de idade.

Howard Hughes em Hollywood

Já milionário, em 1925 Howard Hughes financiou a produção de três filmes, adquirindo gosto pela coisa. Em 1930 ele lançou “Hell’s Angels”, tratando sobre os pilotos da Força Aérea Real durante a Primeira Guerra Mundial, custou US$ 3,8 milhões e foi um grande sucesso, mesmo assim o dinheiro das bilheterias foi menor do que o investimento.

O filme foi produzido primeiro na versão muda e depois com falas, sendo retratado em “O Aviador”. Durante o tempo em que Hughes destinava para Hollywood, teve envolvimentos amorosos com algumas estrelas, incluindo Ava Gardner, Katherine Hepburn, Ginger Rogers e Lana Turner. Seu primeiro casamento terminou em 1929, pouco antes do lançamento de “Hell’s Angels”.

Hughes Aircraft

Em 1932 Howard Hughes fundou a Hughes Aircraft, empresa norte-americana para o desenvolvimento de aeronaves de defesa. O projeto mais conhecido foi o Hércules, chamado de “Spruce Goose”. Quando a Segunda Guerra começou, quatro funcionários trabalhavam na empresa, quando terminou o conflito eram mais de 80 mil. A empresa sobreviveu até 1997, ao ser encerrada após ser adquirida pela Raytheon e Boeing, mas antes, em 1985, passou a ser propriedade da General Motors.

A paixão de Howard Hughes pelos aviões

Desde jovem Howard Hughes era apaixonado por aviões, aprendendo engenharia sozinho. Seu primeiro avião, o modelo Hughes H-1 Racer, foi lançado em 1935, sendo desenvolvido pela Hughes Aircraft. A aeronave voo pela primeira vez no dia 13 de setembro daquele ano, não apresentando problemas, foi nessa época que o recorde de velocidade foi quebrado, com 566 km/h.

Outra conquista foi viajar de Los Angeles até Newark em 7 horas e 28 minutos, uma distância de mais de 4.400 quilômetros. Foi eleito o melhor aviador do mundo em 1937. Um ano depois Hughes continuou adquirindo feitos para o seu currículo, naquela ocasião deu a volta ao mundo em três dias, 19 horas e 17 minutos.

Howard Hughes na Segunda Guerra Mundial

Quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial, em 1939, Hughes era um dos principais nomes dos Estados Unidos. Ele desenvolveu dois projetos de aviões para o exército norte-americano, o espião XF-11 e o cargueiro Hércules. Quando testava o primeiro deles, quase morreu em um acidente aéreo. Já o segundo projeto foi concluído somente depois da Guerra ter chegado ao fim, em 1947.

Problemas de saúde e morte

A partir de 1944 Howard Hughes começou a mudar o seu comportamento, passando a apresentar misofobia, que é o medo de germes, assim como sua mãe tinha. Ficou viciado em drogas, incluindo Codeína, receitada para curar lesões causadas por um acidente aéreo. Hughes estava cada vez mais obcecado por germes, e para entrarem em contato com ele as pessoas deveriam utilizas luvas.

Em 1958 a situação ficou ainda pior, com a sua saúde ficando em condições precárias. Um médico chegou a comparar a sua situação com a de prisioneiros da Segunda Guerra Mundial. A morte aconteceu no dia 5 de abril de 1976, aos 70 anos de idade. Viveu os últimos anos no México, praticamente sozinho. Foi vítima de uma parada cardíaca dentro de um avião que o levava de Acapulco para Houston.

As mulheres de Howard Hughes

O milionário Howard Hughes foi casado duas vezes. Primeiro com Ella Botts Rice, entre 1925 e 1929, ele chegou até a abandonar a universidade para se casar com a mulher. Depois teve Jean Peters como esposa, atriz que conheceu em Hollywood e era 21 anos mais jovem do que ele. O relacionamento com a segunda esposa durou 14 anos, entre 1957 e 1971.

Howard Hughes inspirou o Homem de Ferro

Howard Hughes serviu de inspiração para a Marvel desenvolver o personagem Tony Stark. O pai dele inclusive carrega o mesmo nome: Howard Stark. Os dois personagens fictícios possuem traços da personalidade de Hughes, como o acumulo de dinheiro e a busca por novas tecnologias. Outra semelhança é que eles criavam seus próprios equipamentos. O Homem de Ferro foi criado em 1963, por Stan Lee.

Leonardo DiCaprio interpretou Hughes

A vida de Howard Hughes foi contada no cinema com o filme “O Aviador”, de 2004. A produção tem Leonardo DiCaprio no papel principal. Conta desde a juventude, quando Hughes ficou milionário devido a morte de seu pai. O filme recebeu 11 indicações para o Oscar de 2005, vencendo em cinco categorias, já no Globo de Ouro foram seis indicações e três conquistas.