Kingo Labs
Animais aquáticos estranhos
Início » Ciência » Animais aquáticos estranhos: 16 espécies incríveis

Animais aquáticos estranhos: 16 espécies incríveis

Embora leve este nome, o Planeta Terra é composto em sua maioria por água. São diversos mares e oceanos por todo o globo, sendo que por lá habitam diversas criaturas estranhas e raras de serem vistas. Aqui vamos falar sobre alguns destes animais aquáticos e destacar as suas principais características.

Peixe-morcego de lábios vermelhos

O nome verdadeiro é peixe-morcego de lábios vermelhos, ou peixe-morcego de Galápagos, encontrado facilmente próximo as Ilhas de Galápagos e também no Peru. Como o nome já leva a crer, ele tem uma aparência semelhante à de um morcego, com os lábios bem destacados e a cor marrom clara.

Alimenta-se principalmente de pequenos peixes e também de pequenos crustáceos, como camarão e moluscos. Geralmente pode ser encontrado em profundidades entre três metros e 76 metros, no Oceano Pacífico, alguns já foram fisgados na Califórnia, nos Estados Unidos. Também gostam de corais de recifes.

Peixe-morcego de lábios vermelhos

Tubarão-duende

O fundo do mar reserva diversas surpresas para quem não está acostumado com esse mundo submerso. Uma das criaturas que vive por lá e pode medir até cinco metros é o tubarão-duende. É possível ser encontrado no oeste do Oceano Pacífico, também no oeste do Oceano Índico e leste do Oceano Atlântico.

Adora se alimentar com lulas, camarões, polvos e outros moluscos que estiverem por perto. É difícil de encontrar o tubarão-duende, que pode viver em profundidades de até 1.200 metros. Diferente de outros tubarões, suas barbatanas são arredondadas, já a coloração rosa é devido aos vasos sanguíneos e a pele quase transparente.

Tubarão-duende

Peixe-papagaio azul

Esse animal pode ser encontrado em recifes de corais, com profundidades rasas e em regiões tropicais ou subtropicais, no Oceano Atlântico e no Mar Caribenho. Sua cor é totalmente azul, chegando a medir até 1,2 metro de comprimento. Se reúnem em grandes grupos para a reprodução, sendo que as cascas dos ovos se quebram após cerca de 25 horas. Se alimentam de plantas e pequenos invertebrados encontrados em rochas.

Peixe-papagaio azul

Lampreia

As lampreias são espécies de peixes ciclóstomos, que contam com uma boca articular e sem mandíbula. A boca tem o mesmo diâmetro do restante do corpo, transformada em uma ventosa que tem um anel de cartilagem. Pode ser encontrada em águas salgadas ou doces, com temperaturas temperadas. Sua vida larvar pode durar até sete anos antes de chegar na idade adulta.

Lampreia

Peixe-bolha

Psychrolutes marcidus é o nome cientifico do peixe-bolha, ou peixe-gota. Esse animal habita águas profundas da Austrália e Tasmânia, sendo raro de observar. Seu corpo se assemelha a uma massa gelatinosa, com densidade menor do que a água, assim consegue suportar a forte pressão. Geralmente ficam sentados sobre os ovos até o momento da eclosão e no momento correm o risco de ser extintos.

Peixe-bolha

Caranguejo-aranha gigante

Esse animal é considerado o maior artrópode existente do planeta, com envergadura que pode chegar aos quatro metros e pesar até 19 kg. Pode ser encontrado em águas profundas do Oceano Pacífico e no Mar do Japão. No ciclo de vida, a fase larval se desenvolve entre 54 e 72 dias após a eclosão do ovo.

Essa espécie foi descrita pela primeira vez em 1836, por Coenraad Jacob Temminck. Devido ao tamanho, pode causar grandes ferimentos aos seres humanos que tentarem a sua captura. A pescaria mais comum acontece na Baía de Suruga, feita com redes de arrasto e tem sido cada vez mais difícil encontrá-lo.

Caranguejo-aranha gigante

Peixe-dragão

O peixe-dragão geralmente nasce em regiões próximas da superfície, já que seu ovo é flutuante, mas vive em águas profundas, à quase 2 km. Já que habita regiões escuras, tem a capacidade de gerar sua própria luz, com o método bioluminescência.

Peixe-dragão

Peixe-caixão

O peixe-caixão é o resultado de diferentes espécies, entre elas o peixe-pescador e o peixe-bolha, gerando uma raça totalmente coberta por espinhos. Entre suas características, inflar é uma das principais, ajudando a escapar de predadores que estejam lhe rodeando.

Peixe-caixão

Peixe-dentes-de-sabre

Esse peixe tem uma aparência envelhecida, parecendo inclusive com uma cobra. Vive no mar profundo, com pouca claridade a sua disposição. Assim como outros animais do tipo, consegue produzir a sua própria luz, utilizando essa características para atacar as presas desatentas.

Peixe-dentes-de-sabre

Peixe-machado

Essa espécie recebeu esse nome devido a tonalidade brilhosa do seu corpo, semelhante a um machado. Pode ser encontrado na América do Sul, em países como Peru e Guiana. Chega no máximo a cinco centímetros de comprimento, se alimentando com pequenos insetos.

Peixe-machado

Peixe-Olhos-de-Barril

Esse animal certamente é um dos mais estranhos da nossa lista, devido a sua cabeça transparente. Descoberto em 1939, habita águas entre 400 metros e 2,5 mil metros de profundidade, nos oceanos Atlântico e Pacífico. Suas características fazem com que ele tenha uma ótima adaptação as mudanças de clima do planeta.

Peixe-Olhos-de-Barril

Peixe granadeiro

Geralmente os animais mais estranhos estão nas águas mais profundas, esse é o caso do peixe-granadeiro. Acredita-se que a sua população ocupe cerca de 15% de todos os peixes que vivem em profundidades de 6km. Ele é bem resistente, suportando a pressão exercida pela água.

Peixe granadeiro

Verme-lula

O verme-lula foi descoberto em 2007, a uma profundidade de 2,5 mil metros, no Mar das Celebes, na Ásia. Sua descoberta é recente pois possivelmente conseguia se afastar do equipamento de coleta, já que estava em uma região praticamente sem luminosidade.

Verme-lula

Axolote

Com o nome cientifico ambystoma mexicanum, o axolote chama atenção por seu formato estranho, semelhante a um lagarto. É considerada uma espécie de salamandra, que mantém a sua cauda larval mesmo na idade adulta. Sua principal característica é a regeneração, ótima para quando perde um membro.

Axolote

Dragão do mar

Esse animal pode ser facilmente confundido com uma alga, ou com algum pedaço de galho que foi parar na água. O dragão do mar é considerado um parente dos cavalos marinhos. São machos e cuidam com cuidado dos ovos até a eclosão.

Dragão do mar

Lula-gigante

A lula-gigante só tem um predador conhecido, a baleia. Considerando da cabeça à ponta dos tentáculos, mede nada menos do que 13 metros. Chama atenção pelos enormes olhos, entre os maiores das criaturas vivas. Até hoje já foram encontradas oito espécies do gênero.

Lula-gigante